Alimentação

Você sabia que o Mamão Contém Tudo Isto?

O mamão – ou papaia – é uma das frutas mais apreciadas no Brasil atualmente. Sua origem antiga é nas proximidades do México, mas hoje é cultivado em outras regiões tropicais e até nos Estados Unidos. Mas você sabe quais são suas melhores características para a saúde?

Em primeiro lugar, é preciso falar das vitaminas e minerais. Dentre esses últimos, contém boa quantidade de cobre, potássio e magnésio. Com relação às vitaminas, contém as do complexo B, ácido fólico e ácido pantotênico.

Por fim, precisamos ressaltar a vitamina C. Para você ter uma ideia, um mamão médio pode conter até 2 vezes nossa necessidade diária dessa vitamina. E como você deve saber, ela é fundamental para manter uma boa saúde e ficar longe de gripes e resfriados.

Antioxidantes benéficos do mamão

A lista de antioxidantes que vão turbinar a sua saúde também é grande. O mamão contém luteína e zeaxantina, duas substâncias incríveis para a saúde da sua visão.

Além disso, cada 100g da fruta têm 3,39g de licopeno, um antioxidante poderoso que protege sua saúde cardiovascular. Ele é muito conhecido por estar presente nos tomates… Mas fique sabendo que o mamão também é uma fonte importante!

Cuidados e a melhor forma de consumir

Assim como sempre lembro quando falo de diversas frutas, é preciso alertar igualmente sobre a quantidade de frutose do mamão. Uma unidade média pode conter até 18g de açúcar, o que pode lhe trazer prejuízos quando consumido em excesso.

Mas veja, não estou dizendo para você não consumi-lo. É só comer da forma correta e com os acompanhamentos adequados. Ele é uma ótima pedida para ser adicionado em smoothies verdes, aqueles feitos com vegetais folhosos.

Como, nesses casos, o sabor da clorofila pode ficar forte, frutas doces como o mamão dão uma ajuda especial. Como você o estará consumindo com maior quantidade de fibras, evitará problemas.

Então, está esperando o que? Siga as instruções para fazer o smoothie verde perfeito e faça já o seu – com mamão ou não. Vai ficar uma delícia e turbinar a sua saúde!

Referências bibliográficas:

  • Natural Pharmacy. Prima Health. 2003
  • Prescription for Nutritional Healing. Avery. 2010
  • Livro Previna Doenças. Faça do Alimento o seu Medicamento 
  • Muito Além dos Superalimentos: Mude sua Vida com Supernutrientes. Dr. Wilson Rondó Jr.
< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *