Você já Ouviu Falar do Óleo Essencial de Pitanga?

A pitanga é uma fruta relativamente famosa no Brasil, mas você já ouviu falar do óleo essencial de pitanga e suas propriedades benéficas? Conforme já comentei anteriormente, essa frutinha é rica em vitaminas, em especial a vitamina C, minerais e antioxidantes.

Estes últimos são incríveis para a proteção cardiovascular, prevenção de doenças, como vários tipos de câncer, e combate da inflamação silenciosa que afeta o seu corpo. Contar com essa ajuda no mundo moderno, cheio de agressores ambientais, é fundamental!

Mas, e o óleo essencial? Diferentemente do que você pode estar imaginando, o óleo essencial de pitanga não é feito com as frutas. Ele é obtido a partir das folhas e galhos da pitangueira. Seu aroma cítrico e amadeirado garante sensação de bem-estar. Na aromaterapia, é conhecido por melhorar a confiança e gerar aumento de autoestima.

O que dizem as pesquisas sobre o óleo essencial de pitanga

Diversas pesquisas têm encontrado benefícios no uso desse óleo essencial. Alguns exemplos são:

Pressão arterial

Uma pesquisa feita na Argentina testou o uso do óleo essencial de pitanga em animais. Eles descobriram que o óleo atuou reduzindo os níveis de sódio, enquanto mantinha os níveis de potássio, gerando assim efeito vasodilatador e redução da pressão.

Óleo essencial de pitanga e redução de glicose

Pesquisadores japoneses também realizaram testes em ratos, encontrando um significativo efeito de inibição do aumento de glicose sanguínea. Assim, eles concluem que este óleo essencial tem também efeito antidiabético.

Efeito analgésico

Outra pesquisa, feita por pesquisadores brasileiros, encontrou no óleo essencial de pitanga efeito analgésico e antitérmico.

Cuidados no uso dos óleos essenciais

Atenção: sempre trago esse tipo de informação para que você saiba tudo o que a natureza tem a nos oferecer em termos de saúde. Não utilize nada sem o conhecimento e indicação do seu médico, nem substitua tratamentos que já esteja fazendo.

Tratamentos naturais devem ser baseados no conhecimento de profissionais especializados no assunto. Assim, você conta com os benefícios e fica longe de quaisquer riscos. Fique alerta e Supersaúde!

Referências bibliográficas:

  • https://www.drrondo.com/pitanga-mais-uma-maravilha-sul-americana-a-seu-favor/
  • Pharmacological basis for the empirical use of Eugenia uniflora L. (Myrtaceae) as antihypertensive. Journal of Ethnopharmacology. Volume 66, Issue 1, July 1999, Pages 33-39.
  • a-glucosidase Inhibitors From Paraguayan Natural Medicine, Ñangapiry, The Leaves Of Eugenia Uniflora, Pharmaceutical Biology, 38:4, 302-307
  • Antinociceptive and hypothermic evaluation of the leaf essential oil and isolated terpenoids from Eugenia uniflora L. (Brazilian Pitanga). Phytomedicine. Volume 16, Issue 10, October 2009, Pages 923-928
< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




























               Clique aqui para saber mais detalhes >




 
close-link
close-link