Prevenção

Vitamina C Reduz até os Problemas Pulmonares de Filhos de Mães Fumantes

Desde a década de 70, quando Linus Pauling tratou pacientes terminais com câncer utilizando a vitamina C e obteve bons resultados, essa vitamina passou a ser mais estudada. Ainda assim,nem sempre ela ganha todos os créditos que merece…

E como já comentei, nosso corpo não a produz. Isso é resultado de um “defeito genético” resultante dos processos evolutivos. Falta-nos uma enzima para sintetizar essa vitamina a partir da glicose.  

Enquanto os outros animais atem, nós, os primatas, ficamos de fora e precisamos consumir a vitamina C pelos alimentos e suplementos vitamínicos. E, olha, a cada dia que passa, novas descobertas mostram a importância dela. Veja, por exemplo, o que eles descobriram agora…

Vitamina C e doenças pulmonares infantis

Infelizmente, ainda há mulheres que fumam durante a gravidez. Ninguém deveria fumar em hipótese alguma, mas nesse caso é ainda pior. A prejudicada não é só a mãe, mas também a criança.

Para tentar melhorar a saúde desses bebês, pesquisadores americanos indicaram doses de 500 mg de vitamina C a 261 grávidas que fumavam, além de suas vitaminas pré-natais habituais.Enquanto metade delas tomou a vitamina, a outra metade tomou um placebo.

Então, 72h após o nascimento das crianças, os médicos comparam a saúde pulmonar dos bebês. Eles concluíram que os nascidos do grupo de mães que tomou a vitamina C tinham função pulmonar melhor do que os do grupo que tomou o placebo.

O ideal mesmo é parar de fumar

É claro que ninguém está falando aqui que se pode fumar durante a gravidez quando se toma a vitamina C. Repetindo, você não deve fumar de jeito nenhum. A intenção dos pesquisadores foi encontrar um método para proteger essas crianças diante da irresponsabilidade das mães.

Deve-se ressaltar ainda que, durante a pesquisa, as mulheres receberam informação e conselhos para pararem de fumar, mas somente 10% abandonaram o hábito.

Como diz a autora do estudo, a Dra. McEvoy, professora de pediatria do Oregon Health & Science University:

“Fumar durante a gravidez reflete a natureza altamente viciante da nicotina que afeta desproporcionalmente as populações mais vulneráveis. Encontrar uma maneira de ajudar as crianças expostas ao tabagismo e à nicotina no útero reconhece os perigos únicos causados ​​por um produto altamente anunciado e viciante e os efeitos da vida na prole que não escolheram ser expostos”.

Ela ressalta que embora o uso da vitamina C tenha garantido proteção aos pulmões, os bebês de mães fumantes ainda correm outros riscos no futuro. Dentre eles está o alto risco de obesidade e desordens de comportamento. O objetivo principal dos órgãos de saúde, portanto, ainda deve ser conscientizar as pessoas a pararem de fumar.

Tendo isso em mente, o ponto importante que quero ressaltar nessa pesquisa é mais uma vez o poder da vitamina C. Quando você coloca a quantidade certa na sua dieta ou a suplementa, estará fazendo um grande bem à saúde. Pode apostar!

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *