Bem-Estar

Viajar faz Bem para sua Saúde Mental

Dificilmente você encontrará alguém que não goste de viajar. Há os que viajam sempre, aqueles que só o fazem durante as férias… Alguns preferem o calor no litoral, outros o frio das montanhas e o aconchego do interior… Mas todos concordam que viajar é ótimo.

E sua saúde? Como reage a isso? Há diversos benefícios, e vou falar abaixo de alguns relativos à sua saúde mental. Depois de conhecê-los, tenho certeza que sua vontade de viajar vai ficar ainda maior!

Felicidade e satisfação

É óbvio que viajar aumenta nossa felicidade e satisfação. Quem viaja sabe disso. Mas por que acontece? Uma pesquisa da Universidade de Cornell mostrou que até mesmo esperar pela viagem faz você mais feliz!

Eles compararam a espera de uma aguardada viagem com a espera pelo consumo de um bem material. A conclusão é de que a expectativa pela experiência de viajar gera uma felicidade maior que a expectativa de comprar alguma coisa. É aquela ansiedade boa, que todos conhecemos bem.

Aumenta a criatividade

Segundo Adam Galinsky, professor na Columbia Business School, pessoas que viajam mais tendem a ter mais flexibilidade mental, ou seja, a capacidade de se adaptar e pular entre diferente ideias.

Em um estudo conjunto com outros pesquisadores, ele analisou a criatividade de vários executivos do mundo da moda e concluiu que aqueles viajam mais conseguiam criar produtos mais inovadores.

Além disso, quanto maior o número de países em que esses executivos já moraram, maiores os seus níveis de criatividade. O motivo provável para isso é o conhecimento de diferentes realidades e culturas, fazendo uma verdadeira expansão da mente.

Reduz o estresse

Como é uma atividade prazerosa, evidentemente viajar reduz o seu estresse. O que ocorre é que seus níveis de cortisol, o hormônio do estresse, reduzem, e você se sente mais calmo e menos estressado.

E o benefício é quase imediato: uma pesquisa de 2013 entrevistou pessoas que costumavam viajar, e quase 90% relataram uma queda brusca em seus níveis de estresse em somente 1 ou 2 dias após a viagem.

Então, na próxima vez em que programar sua viagem, lembre-se disso. Cuide-se e aproveite. Viajar é tudo de bom!

Referências bibliográficas:

  • Waiting for Merlot: Anticipatory Consumption of Experiential and Material Purchases. Amit Kumar, Matthew A. Killingsworth, Thomas Gilovich,. August 21, 2014; Issue published: October 1, 2014
  • Fashion with a Foreign Flair: Professional Experiences Abroad Facilitate the Creative Innovations of Organizations. Academy of Management Journal. Vol. 58, No. 1
  • Travel is the best medicine, study finds. Los Angeles Times. December 17.
< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *