Alimentação

Vagem: Saúde para sua Visão e Prevenção de Doenças

A vagem trata-se das sementes de feijão ou ervilha em seus envoltórios, antes de se tornarem maduras. Ela é originária da América do Sul, sendo cultivada por maias e incas. E, olha, esses povos realmente sabiam o que estavam fazendo!

A vagem é rica em vitamina A, vitaminas do complexo B e vitamina C. Dentre os minerais, contém magnésio, manganês e potássio. Mas há outros benefícios que você nem imagina, e que precisa conhecer!

Saúde da visão

Além de ser rica em vitamina A e beta-caroteno, que seu corpo converte na forma ativa da vitamina A, a vagem contém os antioxidantes luteína e zeaxantina. Todas essas substâncias são incríveis para a sua visão!

A vitamina A por si só já é um fator importante de prevenção da cegueira noturna, enquanto a luteína e a zeaxantina promovem aumento da densidade do pigmento na mácula, diminuindo o risco de degeneração macular.

Flavonoides

Os flavonoides são moléculas que se originam do metabolismo das plantas, exercendo diferentes funções nesses organismos. Quando você as consome, ganha por tabela todos seus benefícios, como proteção para a saúde cardiovascular, controle de peso, melhoria da longevidade e prevenção contra o câncer.

Tudo depende de quais flavonóides você ingere. No caso da vagem, os presentes são as procianidinas, catequinas, epicatequinas, kaempferol e quercitina.

Todas as substâncias citadas acima, tanto as vitaminas e minerais quanto os inúmeros flavonóides, oferecem benefícios específicos como:

  • Potencial antioxidante
  • Combate a diversos tipos de câncer
  • Atuação anti-inflamatória
  • Ação antidiabética
  • Potencial neutroprotetor

De fato, a vagem é um supervegetal, e é super recomendado que você coloque-a na sua dieta! Opte pelas orgânicas, assim você evita produtos tóxicos e certamente terá um alimento com maior concentração de nutrientes. Ah, e muito mais saboroso, pode apostar. Aproveite!

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *