Alimentação

Use Cúrcuma e Reverta o Envelhecimento pela Raiz!

A ciência moderna está finalmente começando a entender porque certas ervas são referidas como curas naturais e milagrosas há milhares de anos. Vamos falar de uma erva que os índios a chamavam de “tempero da vida”. Trata-se do açafrão, também conhecido como cúrcuma.

Era usado para tratar de “tudo”, de resfriados a dores nas articulações, por milênios. Há milhares de estudos que comprovaram seu potencial terapêutico, e estamos apenas começando a entender seus poderosos benefícios antienvelhecimento.

O princípio ativo da cúrcuma, conhecida como curcumina, é um potente antioxidante que combate o que consideramos as doenças do envelhecimento, reduzindo a inflamação.

E mais, preserva seus telômeros por mais tempo, além de proteger suas mitocôndrias, ações que agem em conjunto retardando o processo de envelhecimento.

Você que me acompanha certamente já sabe que as mitocôndrias são  minúsculas “usinas de energia” para todas as células funcionarem.

Porém, com o envelhecimento, as suas mitocôndrias vão perdendo a eficiência, passando a gerar menos energia.

Como consequência, haverá um declínio no desempenho físico e mental, associado a aumento de produção de radicais livres. Isso gera mais danos no seu DNA, acelerando a predisposição a doenças e envelhecimento.          

A boa notícia é que a curcumina reverte essa disfunção mitocondrial, promovendo um “rejuvenescimento” de todas as mitocôndrias.

Isso ficou bem claro em uma publicação na revista Neuroscience, mostrando essa ação da curcumina na recuperação da disfunção mitocondrial e seu potencial antioxidante.

Cita ainda uma resposta protetora contra doenças neurodegenerativas como Alzheimer e Parkinson, por recuperar os astrócitos (um tipo de célula cerebral).       

Em outro estudo, a curcumina restaurou a função mitocondrial nos fígados e rins danificados de camundongos diabéticos.

Por outro lado, associar exercícios de alta intensidade, como o treinamento supra aeróbico, estimula a criação de mais mitocôndrias, especialmente à nível cerebral e coração.  

E quando se associa curcumina ao pré e/ou pós treino, ocorre uma potencialização do efeito de geração de mitocôndrias que o exercício gera sobre o cérebro e músculo esquelético.     

Você pode usar açafrão nos seus pratos, estimulando este benefício.

Outra opção bem prática é o uso de um suplemento de curcumina, cujas publicações recomendam de 500 a 1.000 mg por dia. Além disso, quando associados à pimenta preta, esses suplementos, tem seus efeitos terapêuticos potencializados.

Quer uma outra dica? Faça como os indianos antigos, que tomavam leite quente com açafrão em pó dissolvido. Veja uma versão atualizada dessa bebida:

Receita indiana de cúrcuma com leite

Ingredientes para 4 pessoas.

  • 2 xícaras de leite de coco
  • 1 colher de sopa de óleo de coco virgem
  • ½ colher de chá de canela
  • 1 colher de chá de pó de raiz de cúrcuma
  • ¼ colher de chá de pimenta preta inteira
  • 1 colher de chá de mel 

Instruções

  1. Misture todos os ingredientes no liquidificador.
  2. Após, coloque os ingredientes em uma panela média e aqueça em fogo médio até ficar bem quente, mas não fervendo.
  3. Cubra com uma pitada de canela e divirta-se!

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *