Tudo se Aproveita do Incrível Nabo!

O nabo é um vegetal muito apreciado em saladas, natural do norte da Europa. Pela sua localização geográfica, já é utilizado desde a Grécia e Roma antigas, de onde o hábito de consumi-lo se espalhou pelo mundo. E isso é muito bom!

O motivo é que o nabo é um dos vegetais crucíferos, ao lado de outros exemplos como o repolho, a couve, a couve-de-Bruxelas, a couve-flor, a mostarda, os rabanetes e a rúcula.

Como já comentei por aqui,eles são incríveis para sua saúde. Tem propriedades que vão do detox do organismo à prevenção do câncer, graças à presença de uma substância chamada sulforafane, que além de antimicrobiana já se mostrou útil no combate às células cancerígenas.

Além disso, o sulforafane normaliza a metilação do DNA, que desempenha um papel em várias doenças, incluindo hipertensão, função renal, saúde intestinal e câncer.

Vitaminas e minerais

O nabo está repleto de vitaminas e sais minerais. Dentre esses últimos, o principal é o magnésio, do qual é uma das melhores fontes. E visto que há carência desse mineral no solo, consumir este tubérculo é uma boa opção.

Outros alimentos que podem ajudar com seus níveis de magnésio são espinafre, brócolis, couve, couve-de-Bruxelas, acelga e algas de ágar secas. Além disso, contém vitamina C, fibras e antioxidantes.

Aproveite também as folhas!

Um grande erro das pessoas com esse tipo de vegetal é usar somente as raízes – o nabo em si – e descartar a parte verde, ou seja, as folhas. Isso acontece também com a beterraba, por exemplo.

Não cometa esse pecado! As folhas do nabo contêm vitaminas A, C, K, luteína, zeaxantina e betacaroteno. Também são ricas em magnésios, além de potássio, cálcio e folato. Você pode usá-las tanto na salada quanto em smoothies verdes para aproveitar todos os benefícios para uma Supersaúde!

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




























               Clique aqui para saber mais detalhes >




 
close-link
close-link