Atividade Física

É por Isso que Você Precisa Treinar no Frio!

Que frio! O inverno ainda nem começou, mas muitas partes do Brasil já sentem na pele a diminuição das temperaturas. E é só isso acontecer que a maioria das pessoas simplesmente some das academias e parques. Para elas, treinar no frio é difícil, gera certa preguiça e aquela vontade de ficar em casa. Será que você deveria fazer isso?

A resposta, definitivamente, é NÃO. A prática de exercícios durante as épocas mais quentes realmente queima mais calorias, pois seu coração precisa se esforçar mais para evitar o excesso de aquecimento…

Porém, treinar no frio traz um benefício especial. Essa prática modifica a composição das gorduras do seu corpo, “treinando-as”, o que facilita o seu emagrecimento no resto do tempo. Ficou confuso? Vou explicar melhor.

Treinar no frio e a perda de gordura

Existem 2 tipos de gordura no nosso corpo: as brancas e as marrons.

As gorduras brancas são as responsáveis pelos casos de obesidade, que estão alocadas nos famosos “pneuzinhos” e são difíceis de queimar. Elas são armazenadas no corpo como reserva de energia quando você come em excesso, principalmente açúcares e carboidratos refinados.

As gorduras marrons são as responsáveis por aquecerem o nosso corpo, gerando calor que queima energia ao invés de armazená-la. Os recém-nascidos, por exemplo, têm um estoque de gordura marrom para manter-se aquecidos.

Quando você se exercita no frio, seu corpo entende que precisa gerar mais calorias para se aquecer. Então, os músculos liberaram uma enzima chamada irisina, que impulsiona a conversão de células de gordura branca em marrons.

Ou seja: treinar no frio modifica suas gorduras. De brancas elas se transformam em marrons, mais ativas metabolicamente e mais fáceis de queimar. Se você quer perdê-las, esse é um dos melhores caminhos.

Então, aproveite o frio e coloque essas gorduras para trabalharem por você e pela sua Supersaúde. Chega de preguiça!

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER
close-link