Saúde

Tratar a Asma é Essencial para as Notas Escolares das Crianças!

Quem tem filhos com asma, sabe tudo o que tem de enfrentar. E às vezes é difícil ver tudo pelo que os pequenos passam nessa situação. Agora, uma pesquisa mostra mais um problema que devemos estar atentos: as notas escolares das crianças!

Uma pesquisa recente relacionou os casos de asma com o desempenho escolar de crianças, nos Estados Unidos. Eles compararam os relatos de sintomas, feitos por crianças, pais e professores, com suas médias escolares.

A conclusão foi de que esses casos reportados tinham como consequência mais faltas à escola. Isso até é algo óbvio, considerando que crianças em crise muitas vezes têm dificuldades de irem a aula. Mas há também outros fatores preocupantes.

Com ajuda de professores, a pesquisa descobriu que quanto mais casos de asma e seus sintomas, menor a qualidade dos trabalhos e provas dos alunos. Além disso, muitas vezes isso estava relacionado a deveres incompletos, o que afeta diretamente uma boa educação.

Cuidando da asma – e das notas escolares

Assim, quando se faz um tratamento adequado da asma, também se está melhorando a performance escolar e o aprendizado dos pequenos. Segundo o alergista Dr. Todd Mahr, todos os anos são perdidos 13,8 milhões de dias de escola por causa da doença.

Ele diz ainda que, segundo essa pesquisa, muitas vezes o que falta é justamente um cuidado adequado:

“Uma proporção muito baixa das crianças neste estudo viu especialistas como alergistas. Além disso, muitos tinham rinite alérgica não diagnosticada, o que pode contribuir muito para resultados mais baixos de asma e potencialmente pior desempenho acadêmico […].

Crianças com asma – especialmente em áreas urbanas – precisam de cuidados especiais porque qualquer pessoa com asma deve se sentir bem, ficar ativa o dia inteiro e dormir bem à noite, ninguém deveria aceitar menos.”

Portanto, se o seu filho falta muitas aulas por causa da asma, é bom ficar atento. Saiba também que, como já comentei por aqui, uma resposta para a asma pode até mesmo estar no estômago e relacionada a alergias alimentares.

Fique atento e procure a ajuda adequada para que nada disso não prejudique a educação das crianças.  Este é um importante papel dos pais e responsáveis!

Referências bibliográficas:

  • https://www.drrondo.com/causa-asma-estomago/
  • Discovery Reports Canada October 24, 2006
  • Journal of Allergy and Clinical Immunology August 29, 2011
  • Journal of Allergy and Clinical Immunology June 8, 2010
  • The Journal of Allergy and Clinical Immunology January 2015, Vol 135, Issue 1, Pag 56-62.e2
  • American College of Allergy, Asthma, and Immunology. “Academic performance of urban children with asthma worse than peers without asthma: Study finds for ethnic minorities, the more severe the asthma, the worse the quality of work.” ScienceDaily. ScienceDaily, 11 March 2019.
< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *