Alimentação

Tomilho: Sabor Irresistível e Combate à Acne

Assim como muitas outras ervas, o tomilho é usado milenarmente pela medicina popular. Ao mesmo tempo, tornou-se uma planta folclórica, presente em inúmeras superstições ao redor do mundo.

Na Idade Média, por exemplo, acreditava-se que colocá-lo embaixo do travesseiro poderia ajudar a evitar pesadelos, além de ser usado em banhos aromáticos de ritos religiosos.

Já na Grécia e na Roma antiga, o tomilho era visto com antídoto para venenos, possuindo ainda, segundo a crença da época, o poder de prevenir a terrível peste negra e ainda garantir mais ânimo e energia para quem o consumia.

Só por isso já podemos perceber quanta história há por trás da planta! Mas, e hoje? O que se sabe?

Tomilho e saúde

O tomilho contém uma boa quantidade de vitamina C, vitamina K, além de ser fonte de vitamina A. Possui ainda vitamina B2, fibras, ferro, cobre e manganês. Outras vitaminas e minerais são encontrados em menor quantidade, como vitamina B6, folato, cálcio, potássio e zinco.

Estudos também indicam que ele:

  • Tem ação contra dores de cabeça e no corpo
  • Alivia sintomas de problemas respiratórios
  • É anti-inflamatório
  • É antibacteriano, devido ao princípio ativo timol
  • Pode ajudar na conservação de alimentos

Tomilho e acne

Além de tudo isso, há indícios de que o tomilho possa ajudar a finalmente recuperar a sua pele na luta contra a acne. Pesquisadores da Universidade Metropolitana de Leeds, na Inglaterra, testaram um extrato de tomilho na bactéria Propionibacterium acnes, principal causadora da infecção nos poros que leva à acne.

Embora já se soubesse das propriedades antibacterianas da erva, é a primeira vez que ela foi testada contra essa bactéria específica. No estudo, foram necessários apenas 5 minutos para dar um fim neste micro-organismo.

De acordo com os pesquisadores, os efeitos da tintura de tomilho foram melhores do que as concentrações padrões de hidróxido de benzoíla, o químico usado na maior parte dos cremes para espinhas. E tudo isso, é claro, sem os efeitos colaterais dos últimos.

Ainda assim, sempre é bom lembrar: se você passa dificuldades com a acne, considere observar a sua alimentação. O excesso de carboidratos, desde os refinados até os grãos integrais, pode ter o efeito pró-inflamatório responsável pelo problema.

Aproveite esta maravilha!

Bom, depois de todas essas informações, acredito que você já tenha motivos suficientes para colocar o tomilho na sua alimentação. Ele vai garantir um sabor especial aos seus pratos, além de uma Supersaúde!

Referências bibliográficas:

  • Society for General Microbiology. “Thyme may be better for acne than prescription creams.” ScienceDaily. ScienceDaily, 27 March 2012.
  • Never enough thyme. Mercola.com. 26 sep. 2016.
  • D.F. Santurio, F.P.K. Jesus, R.A. Zanette, et al. 2014. Antimicrobial Activity of the Essential Oil of Thyme and of Thymol against Escherichia coli Strains. Acta Scientiae Veterinariae. 42: 1234
  • https://www.drrondo.com/quer-acabar-com-sua-pele-coma-graos/
< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *