Tomate: Vitaminas, Minerais e Antioxidantes que Reduzem seu Risco de Derrame e Câncer

O tomate é originalmente um fruto da região dos Andes. Depois da colonização espanhola, foi levado para outras partes do mundo e hoje é um dos vegetais mais cultivados no planeta: de molhos a outros temperos e condimentos, tudo leva tomate!

Ele realmente é muito saudável, mas é preciso tomar cuidado com o que você consome. A primeira coisa é evitar tomates enlatados ou em frascos, pois eles passam por um processo de conservação que resulta em metanol. Isso faz dele pior que o aspartame, ou seja, uma péssima escolha para sua saúde.

O tomate contém:

  • Boas concentrações de luteína, zeaxantina, vitaminas C, A, E e do complexo B;
  • Minerais como potássio, manganês e fósforo;
  • Flavonóides como rutina, kaempferol e quercitina;
  • Flavonas como chalconaringerin e naringerin;
  • Ácidos hidroxicinâmicos, como os ácidos cafeico e ferrúlico;
  • É riquíssimo em licopeno, um antioxidante altamente poderoso.

Entre os benefícios do consumo do tomate estão a redução dos riscos de derrame e câncer, em especial o câncer de próstata. Além disso, ele melhora sua acuidade visual. Ótimo, não é mesmo?

Ketchup: bom ou ruim?

O consumo do ketchup é um assunto que traz à tona diferentes opiniões. Por se tratar de um concentrado de tomates, é geralmente indicado como uma rica fonte de licopeno. Só há aquele problema de sempre…

Muitos dos ketchups vendidos atualmente têm diversos produtos químicos em sua composição. Conservantes, corantes e até excesso de açúcar podem transformá-los em um problema. Portanto, fique sempre de olho nos ingredientes e opte sempre pelos ketchups verdadeiros.

Outro detalhe importante é que ele seja de tomates orgânicos. Os ketchups feitos com esse tipo de tomate contêm 57% mais licopeno do que as marcas convencionais. E, claro, você não consome os agrotóxicos presentes nos tomates não-orgânicos.

Uma boa dica é fazer o seu próprio ketchup, sem açúcar e outros produtos indesejáveis. Clique aqui e veja uma receita para começar agora a fazer o seu. Use tomates orgânicos e terá um ketchup supersaudável!

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




























               Clique aqui para saber mais detalhes >




 
close-link
close-link