Pesquisa Confirma: Toda Forma de Conexão Social é Válida!

O que é melhor para manter a conexão social entre as pessoas? Ficar em casa assistindo TV com alguém ou sair para uma festa? Em tempos de isolamento social, a primeira opção é a única possível… Mas de qualquer forma, essa é sempre uma pergunta que se faz.

Pessoas que preferem passar o tempo de maneira “caseira”, como se costuma dizer, são até mesmo taxados como antissociais. Mas segundo a ciência, não existe uma forma “certa” de ser manter socialmente conectado. E isso, de fato, é algo que todos estão aprendendo nesses tempos de COVID-19.

Qual sua conexão social preferida?

Um estudo feito na Universidade de Buffalo, nos Estados Unidos, avaliou o que os pesquisadores chamam de estratégias sociais não tradicionais. Eles pediram para 173 participantes relatarem quais atividades os faziam sentir uma conexão social com outras pessoas. As respostas variaram muito.

Esse tipo de atividade, segundo os cientistas, é como um combustível social. Quando enchemos nosso tanque com elas, temos maior sensação de bem estar, pois nos sentimos conectados socialmente. Por outro lado, quando isso não ocorre, a solidão, a ansiedade e a depressão podem ser consequências inevitáveis.

O fato interessante da pesquisa em questão é que os resultados mostraram que essas estratégias não convencionais também garantem que o “tanque social” seja abastecido. Se um indivíduo se sente com as necessidades sociais supridas ao assistir sua série preferida, brincar com seu cachorro ou jogar um jogo on-line, ele não está cometendo um erro. Segundo a pesquisadora Elaine Pavarati:

“Os laços sociais simbólicos não funcionam como uma opção em segundo lugar dos meios tradicionais. Eles são uma maneira eficaz de obter benefícios mentais positivos. Temos evidências de que, desde que você sinta que está atendendo às suas necessidades de pertencimento, realmente não importa como você está fazendo isso.”

Mas fica o recado: tudo depende de pessoa para pessoa. Alguns têm necessidade sociais diferentes, e realmente sentem falta de contato com mais gente. É importante entender que somos diferentes, e cada um deve respeitar suas necessidades, sempre focando no bem estar e na saúde.

Principalmente durante o isolamento social, compreender isso é fundamental! As estratégias são várias… Use a tecnologia para matar a saudade e reencontrar os amigos virtualmente ou divirta-se em casa com suas atividades favoritas. Uma mente sã e feliz é mais um caminho para uma Supersaúde!

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




























               Clique aqui para saber mais detalhes >




 
close-link
close-link