Teste sem Agulhas para Saber como anda sua Tireoide

Vamos encarar. Do momento em que você marca uma consulta e se dirige para o consultório de seus médicos, você já está se sentindo doente. Na sequência, o seu médico vai lhe pedir uma bateria enorme de exames, aí você vai esperar dias para ter os resultados.

Imagine como seria mais simples a vida se você pudesse saber essas alterações de saúde precocemente, antes delas se tornarem sérias, diretamente do conforto da sua casa.

Agora veja esse teste que pode determinar se as condições subclínicas da função da sua tireoide encontram-se abaixo do desejável, explicando todo aquele cansaço, exaustão, dificuldade em perder peso, pele seca, perda de cabelo, constipação, sensibilidade ao frio e / ou falta de transpiração.

Estes podem ser sinais de hipotireoidismo. A doença da tireoide é um dos problemas de saúde mais comuns que enfrentamos hoje. Cerca de 40% das pessoas estão acometidas por isso.

Os hormônios tireoidianos são usados por cada célula do seu organismo para regular o metabolismo e o peso corporal, controlando a queima de gordura, e geração de energia e calor.

Teste da Função da Tireoide

Quanto melhor funcionar a sua tireoide, mais fácil será determinar a sua probabilidade de ter sobrepeso ou sofrer de doenças sérias, como as doenças cardíacas e a diabetes.

Há uma maneira muito simples de medir a função da tiroide: é através da avaliação da Temperatura Basal do Corpo na Axila.

O criador do teste, Dr. Broda Barnes, médico e pesquisador, estudou os efeitos da exaustão da tiroide no metabolismo e foi o primeiro a levantar a possibilidade de que as pessoas podem estar sofrendo de hipotiroidismo funcional, mesmo com os resultados dos seus exames de TSH normais.

Meça a temperatura do seu corpo na sua axila, logo ao acordar pela manhã, sem sair da cama, mantendo o termômetro na axila por 10 minutos.

Para mulheres na pré-menopausa, escolham o segundo ou terceiro dia do seu ciclo.

Se a sua temperatura estiver abaixo de 37o C., você pode ter função de tiroide baixa – particularmente se você estiver tendo sintomas como ganho de peso, fadiga, constipação e pele seca. Nesse caso, converse com o seu médico sobre o tratamento!

• ACTA Endocrinologica, 1993;128:202-6.
  • Postgraduate Medicine, July 1993;94(1):95-107.
  • Angiology, 2003;54(5):569-576
  • Netherlands Journal of Medicine, 1995;46:197-204.
  • Clinics in Geriatric Medicine, May 1995;11(2):231-238.
  • Mary Shomon, “Thyroid Disease 101,” June 19, 2006