Prevenção

Ter um Cachorro faz Bem para o seu Coração!

Quem tem um cachorro como animal de estimação sabe o bem que eles nos fazem emocionalmente. Sempre presentes alegrando nossos dias, geram uma incrível sensação de bem-estar, e é claro que isso é ótimo para nós!

Mas além de promoverem a ternura de nossos corações, uma pesquisa recente descobriu que esses animais literalmente fazem para a saúde do órgão. O estudo foi feito na República Tcheca a partir de 2013 com 1.769 voluntários.

Na avaliação deste ano, os pesquisadores avaliaram fatores como índice de massa muscular, alimentação, atividade física, pressão, colesterol e glicose. Os dados foram comparados entre pessoas que têm animais de estimação em geral com aqueles que não tem. Também foram comparados os donos especificamente de cachorros e pessoas sem animais em casa.

Os resultados mostraram que as pessoas que tinham animais de estimação tinham menos fatores de risco para problemas cardiovasculares: eles praticavam mais atividade física, tinham melhores hábitos alimentares e níveis adequados de açúcar no sangue. Essa proteção era ainda maior entre os donos de cachorro.

Segundo os responsáveis pelo estudo, os resultados podem estar associados à mudança de estilo de vida por aqueles que têm animais. Além de se manterem mais ativos, outros estudos mostram ainda que os “pais de pet” tem menos isolamento social e melhor saúde mental, também fatores importantes que refletem na saúde do coração.

Outros benefícios de ter um cachorro

Já falamos por aqui de como sua saúde ganha ao ter um cachorro. Além do sedentarismo, que diminui pela necessidade de passear e brincar com o seu amigo peludo, há a questão das alergias.

Muitos ainda pensam que os animais causam alergia ou asma… Mas isso só ocorre quando já se tem o problema. Na verdade, o que muitos estudos mostram é que eles previnem este tipo de problema respiratório.

Um estudo sueco, feito com 600 mil crianças, concluiu que aqueles que conviviam com animais domésticos e até mesmo rurais durante o primeiro ano de vida tiveram menos chance de desenvolver asma até os 6 anos de idade.

Outra pesquisa observou mães e bebês que ficavam em contato com cães dentro de casa por pelo menos 1 hora diária, concluindo que quando essas mães tinham esse contato ainda grávidas, havia um risco menor das crianças desenvolverem eczema aos 2 anos de idade!

Novamente, é importante ressaltar: esses dados se referem à prevenção. Pessoas que já são alérgicas podem de fato ter reações em contato com os cães. Mas as que não são, incluindo crianças, podem se tornar mais fortes e prevenidos quando em contato com os animais.

Portanto, fica a dica! O seu melhor amigo, sela ele um cachorro ou outro animal, pode ser mais importante para sua saúde do que você imaginava. Para conhecer algumas dicas de como retribuir o carinho, é só clicar aqui.

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *