Prevenção

Tempo Seco Requer um Umidificador?

Normalmente, a umidade relativa do ar deve estar entre 40% e 60%. Porém nas épocas de frio e tempo seco, é comum que esteja abaixo de 40%. Com isso você poderá ter pele seca, olhos lacrimejantes, garganta e vias nasais irritadas. Esta situação pode aumentar o seu risco de contrair uma gripe ou resfriado. Uma boa dica é usar um umidificador de ar, que pode melhorar os sintomas de pele seca, olhos irritados, tosses frequentes, narizes sangrentos e sinusite.

Manter a umidade em sua casa dentro de uma faixa adequada de umidade relativa do ar pode ajudar em:

Prevenção de gripe

Os estudos epidemiológicos mostram que os problemas de infecções respiratórias eram menos recorrentes em pessoas nos ambientes com umidade relativa de médio porte.

O uso de umidificadores pode reduzir o risco de contrair a gripe, pois o vírus é rapidamente inativado na umidade relativa interna maior que 40%.

Melhorar a expectoração

O ar seco aumenta o risco de produzir uma tosse seca e improdutiva. Adicionando umidade, hidrata-se suas vias aéreas, o que torna a tosse produtiva e, portanto, libera catarro preso ou pegajoso.

Umedecer as mucosas respiratórias

O ar seco pode irritar os seios da face, a garganta e os olhos. Com o tempo, isso pode desencadear inflamação nas membranas mucosas que revestem o trato respiratório. Com a umidade baixa, certos vírus também são capazes de sobreviver por mais tempo, aumentando ainda mais o risco de contrair uma infecção.

Redução dos olhos secos

A baixa umidade pode aumentar a evaporação das lágrimas e romper o equilíbrio de umidade necessária para uma superfície saudável dos olhos.

Evitar a pele seca

Pode ocorrer nestas condições a chamada “coceira de inverno”. Isso também pode causar pequenas rachaduras na superfície da pele, aumentando o risco de adoecer, oferecendo uma entrada potencialmente perigosa a patógenos.

Reduzir o ronco

A baixa umidade aumenta o aparecimento do ronco, pois as vias aéreas secas não são suficientemente lubrificadas.

Melhorar seu cabelo

Procure manter o couro cabeludo hidratado, evitando o excesso de secura dos fios. Use máscaras de óleo de coco periodicamente.

Reduzir os sintomas de alergia e asma

Há um risco de aumento manifestações alérgicas a asmáticas, pois o ar seco compromete os seios da face e as vias aéreas.

Você precisa de um umidificador

Esses dispositivos ajudam a recuperar a umidade ambiental.

Mantenha-se bem hidratado

Isso é essencial, pois sua pele fica áspera e seca quando as camadas mais externas da epiderme não têm água.

Portanto, além do umidificador, existem várias estratégias para se manter mais hidratado: de forma externa e também de dentro pra fora. São atitudes simples que fazem toda a diferença para uma Supersaúde!

Referências bibliográficas:

  • Mayo Clinic, Humidifiers: Air Moisture Eases Skin, Breathing Problems
  • Huetiful, How Does Low Humidity and Cooler Temperatures Affect Your Hairand Scalp
  • PLoS ONE, 2011; 6(10): e24618
  • Huffington Post, April 27, 2014
  • Intern Arch of Occupational and Environ Health 2016; 89(5):729
  • Medical News Today, June 23, 2018
< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *