Atividade Física

Tem Osteoporose? Cuidado com as Posturas de Yoga!

Na semana passada eu falei um pouco por aqui sobre os benefícios da prática de yoga, uma disciplina física e mental milenar. Mas mesmo que ela seja tão benéfica para o seu organismo, é preciso tomar alguns cuidados. Principalmente se você tem algum problema de saúde.

Um desses casos é quando se tem osteoporose, problema relativamente comum com a chegada da idade, tratando-se do enfraquecimento dos ossos. Agora veja só que curioso… Pesquisadores americanos analisaram os dados de mulheres que procuraram ajuda médica por dores nas costas, ombro, pescoço, quadril e joelho.

Todas elas relatavam que sentiam essas dores quando praticavam yoga. Algumas eram iniciantes, mas outras praticavam há anos… O que poderia estar acontecendo?

Para descobrir, os cientistas pediram que elas indicassem quais posturas lhes causavam mais dores. E as principais eram aquelas que levavam à extensão ou flexibilização da coluna.

Diante disso fizeram mais exames nas mulheres e analisaram seus históricos médicos. Eles descobriram problemas como degeneração dos discos, escorregamento da coluna vertebral e fraturas de compressão da coluna.

Assim, elas foram orientadas a mudar as posturas, o que trouxe diminuição das dores e melhora dos sintomas de uma forma geral. Segundo a Dra. Mehrsheed Sinaki, especialista em medicina e reabilitação física da Mayo Clinic e autora do estudo:

“O yoga tem muitos benefícios. Melhora o equilíbrio, a flexibilidade, a força e é uma boa atividade social. Porém, se você tiver osteoporose ou osteopenia, deveria modificar as posturas para melhorar sua condição. À medida que as pessoas envelhecem, elas podem ser beneficiadas ao receber uma análise dos regimes de exercícios antigos para prevenir consequências não desejadas”.

Benefícios da yoga

Como você já deve saber, fazer yoga tem benefícios como:

  • Rejuvenescimento
  • Redução do estresse
  • Redução da atividade do gene NF-kB, causador de processos inflamatórios
  • Aumentos dos níveis de oxigênio no corpo

E, claro, há a melhora de sua condição física e mental em geral. Com base nisso tudo, a dica é clara: não se trata de você parar de fazer yoga. Apenas de prestar atenção a quais movimentos está fazendo, optando por evitar aqueles que podem prejudicar sua saúde em caso de condições especiais, como a osteoporose.

Uma boa conversa com seu instrutor certamente vai potencializar sua prática e beneficiar ainda mais sua saúde. Aproveite!

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *