Prevenção

Tea Tree Oil: o Óleo Essencial Exterminador de Germes

Atualmente, germes e bactérias estão na lista dos “mais procurados”: todos querem destruí-los a qualquer custo. Isso levou a uma epidemia do uso de produtos que exterminam micro-organismos…Veja bem, isso nem sempre é uma boa ideia, pois muitas bactérias são benéficas para você. Mas para aquelas que causam doenças, o tea tree oil pode ajudar.

O tea tree oil é um óleo essencial feito a partir das folhas da planta da árvore do chá (Melaleuca alternifolia), originária da Austrália. Por isso também é chamado de óleo de melaleuca.

Seu princípio ativo é a presença de terpeno em alta concentração, um óleo volátil com potencial tem propriedades antimicrobiana, antiviral, antibacteriana, anti-inflamatória e antifúngica. Por isso, pode ajudar em diversos casos, como:

1 – Fungos nas unhas dos pés

Segundo pesquisa publicada na revista Tropical Medicine and International Health, aonde se tratou a onicomicose dos pés com butenafina a 2% e Tea tree oil (TTO) a 5% em creme,houve resultado de cura de 80% dos pacientes.

Para infecções fúngicas, normalmente se usa Tea tree oil (TTO) tópico na concentração de 70 a 100%. Estudos indicam que pode ser utilizado dessa forma na região afetada pelos fungos 2 vezes por dia.

Para evitar alergias, é importante que seja diluído em ingredientes como mel ou óleo de coco. Os resultados não são imediatos, pode demorar meses.

2 – Caspa

Sua ação de combate aos micro-organismos nocivos também faz do tea tree oil uma boa opção para quem luta contra a caspa. Assim como no caso dos fungos nas unhas dos pés, deve-se usar diluído em produtos naturais.

3 – Higienização das mãos

A melhor dica para higienizar as mãos é usar sabonetes comuns. Evite sabonetes antibacterianos que contêm triclosan e triclocarban, elementos químicos que pioram a resistência bacteriana e rompem o equilíbrio hormonal.

Ainda assim, se você precisa ou quer higienizar suas mãos, opte por produtos naturais, como aqueles a base de tea tree oil. Eles certamente vão exterminar todos os germes, mas de forma menos lesiva para sua saúde.

4 – Outros usos do tea tree oil

Estudos mostram também que o TTO pode ajudar a tratar muitos outros problemas, como o pé de atleta, os piolhos, a gengivite e até infecções genitais.

Há também relatos do uso de inalação de seu vapor para aliviar o congestionamento do tórax e da cabeça, nariz entupido e outros sintomas de resfriados e gripe.

Porém, nesses casos especiais, converse sempre com seu médico antes de qualquer medida. Comente com ele sobre essa possibilidade para que ele lhe oriente se é a melhor opção para o seu caso.

Cuidados com o tea tree oil

Atenção: o TTO não deve ser ingerido, mas sempre usado na forma tópica. Lembre-se também de diluir com outros ingredientes naturais, como mel cru ou óleo de coco. Não passe em nenhum local do seu corpo antes de diluir.

E, mais uma vez, é importante repetir: converse sempre com seu médico antes de tomar decisões por conta própria. Ele conhece o seu quadro e poderá lhe orientar da melhor forma.

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *