Atividade Física

Tai Chi Ajuda a Evitar Quedas em Idosos

Eu já falei por aqui sobre como os exercícios ajudam na redução das quedas em idosos. Qualquer pessoa que está na terceira idade ou tem familiares que estão nessa fase precisam levar a sério essa recomendação.

Em caso de quedas, o risco é muito maior para os idosos. Quando eles fraturam algum osso então, pior ainda… A recuperação para eles é mais demorada e pode resultar em perda de mobilidade. Há também a osteoporose, que piora esses quadros quando está presente.

Mas quando se faz exercícios, a coisa muda de figura, pois há uma grande redução de riscos. Segundo revisão publicada no Journal of the American Medical Association, fazer atividades físicas pelo menos 3 vezes por semana aumenta tanto a força dos músculos quanto o equilíbrio corporal, gerando o efeito protetor.

Segundo essa revisão, todos exercícios na terceira já trazem os bons resultados. Mas é sempre bom dar uma olhada em quais opções estão disponíveis… E o tai chi é uma delas!

Tai Chi para a terceira idade

O tai chi chuan, também conhecido pela abreviação tai chi, é uma arte marcial de origem chinesa cuja movimentação leve é usada como forma de meditação em movimento. Você já deve ter visto pessoalmente em algumas matérias jornalísticas pessoas praticando o tai chi nas praças, tanto na China como no Brasil.

O fato é que esses movimentos são benéficos para a terceira idade, conforme comprovou um estudo realizado em conjunto por pesquisadores chineses e norte-americanos.

Eles dividiram 670 idosos com mais de 70 anos, com histórico de quedas ou problemas de locomoção, em 3 grupos diferentes.  O primeiro fez apenas tai chi; o segundo, apenas exercícios de alongamento; e o terceiro fez exercícios de força, flexibilidade e aeróbico. Eles fizeram sessões de 1 hora, duas vezes por semana.

Após 6 meses, o grupo que fez apenas tai chi teve 58% menos quedas do que os que fizeram apenas alongamento, e 31% menos quedas do que os que fizeram os exercícios variados.

Acredita-se que os resultados foram devido à forma dos exercícios de tai chi, com movimentos lentos e fluidos e respiração profunda. E na medida em que aumenta a intensidade, aumenta-se aforça, flexibilidade, amplitude de movimento e reflexos.

Fica então a dica para aqueles que estão na terceira idade e seus familiares. Movimentar-se é fundamental, seja com o tai chi ou outras atividades!

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *