Dieta

Suplementos Comprometem o Jejum Intermitente?

Tenho recebido muitos questionamentos de atletas pelo uso de Bulletproof Coffee e de certos suplementos para ganho de massa magra, se por acaso comprometem a cetose na dieta keto ou mesmo o jejum intermitente.

Como você sabe, se manter em cetose é uma condição aonde ocorre o máximo de queima de gordura. Então, quando se fica por 16h sem comer – como no jejum intermitente, aonde as pessoas fazem a última refeição às 20h da noite anterior e desejam se alimentar por volta das 12 h – é possível ingerir algum alimento que não comprometa a situação e seja adequado como um pré-treino ou pseudo café da manhã?

Indica-se nos treinamentos em jejum o consumo de certos suplementos pré-treino com o objetivo de preservar a massa muscular e melhorar a condição anabólica pós-treino.

Será que esses elementos podem estar comprometendo o seu jejum ou cetose? Veja então:  

Café: tem ação termogênica e não compromete o jejum. Além disso, tem efeito de melhorar a sensibilidade à insulina e a tolerância à glicose. Aumenta a cetose em humanos, segundo um estudo recente.

MCT ou TCM e Óleo de coco: Estes óleos, apesar de calóricos, não promovem depósito de gordura, sendo usados como energia. Agem como se fosse um carboidrato, mas sem os seus inconvenientes que são comprometer a sensibilidade à insulina e deposito de gordura.

Esses óleos vão ajudá-lo no jejum intermitente ou a dieta keto por mais tempo, ou evitar fraquezas e compulsões. 

Manteiga Ghee: Tem ação de geração de energia e não de depósito de gordura, desde que consumida até 1 colher de chá 2 vezes ao dia. Somado ao café e aos óleos, usados no Bulletproof Coffee, promove melhora da sensibilidade à insulina.

Portanto, não compromete a cetose ou o jejum.

Whey Protein: Gera alteração da sensibilidade à insulina. Além disso, há diversos produtos no mercado que apresentam carboidrato associado, o que causa maior sensibilidade ainda, comprometendo a cetose ou o jejum.

Colágeno: Causa comprometimento do jejum e da cetose, porém numa quantidade de até 2 colheres de sopa. Acima disso, compromete jejum e cetose.

BCAA: Os aminoácidos decadeia ramificada promovem alteração de sensibilidade à insulina, portanto comprometem a cetose e o jejum.       

Creatina monohidrate: Colabora na geração de massa magra sem alterar a sensibilidade à insulina. Portanto não compromete a cetose e o jejum.

Vinagre de maçã: Com o processo defermentação, o açúcar presente no suco de maçã é convertido em álcool, e na sequencia se transforma em ácido acético, um grande melhorador da sensibilidade à insulina. Com isso, não compromete cetose nem jejum.

Pronto! Com essa lista de suplementos e alimentos em mãos, você ficará mais tranquilo para sua dieta keto e seu jejum intermitente. Agora, mantenha o foco e Supersaúde!

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *