Estética

Cuidado: Suplementos de Biotina podem Alterar seu Teste de Tireóide

Quando se fala em queda de cabelo, o que mais se comenta é a necessidade de biotina. Virou uma febre…

É bem verdade que ela é útil para perda de cabelo (alopecia) e condições da pele (como acne e eczema). Além disso, é muito usada para problemas neurológicos.

Infelizmente, muitos a usam sem orientação médica. Há inconvenientes para os suplementos de biotina que você realmente precisa estar ciente.

Tomar um suplemento de biotina pode alterar os resultados do teste de tireóide, produzindo falsos resultados tanto para mais quanto para menos.

Veja o que foi relatado no Endocrine News:

“O médico estava tratando o hipotireoidismo do paciente com sucesso com levotiroxina por algum tempo, quando de repente seus níveis de T4 livres aumentaram apesar do nível normal de hormônio estimulante da tireóide (TSH).

O médico encaminhou o paciente para Dr. Cary N. Mariash, professor de medicina clínica na Universidade de Indiana, em Indianápolis, aonde os testes laboratoriais adicionais tiveram resultados inconsistentes: seu T4 livre e T3 total foram elevados, mas seu T4 total e o TSH era normal.

Felizmente, o Dr. Mariash pôde esclarecer a confusão fazendo uma pergunta simples ao paciente: “Você está tomando biotina?” Sim, ela respondeu, ela tinha começado recentemente a tomar 10 mg por dia na esperança de melhorar seus cabelos e unhas.

Seus exames voltaram ao normal quando ela parou de tomar a biotina. O problema não teve nada a ver com a tireoide da paciente – a biotina estava interferindo com os testes.

Mariash apresentou este caso no recente Congresso Internacional de Tiroide, porque recentemente encontrou vários pacientes cujos resultados anormais do teste de tireoide foram causados pelo uso de biotina e “a maioria dos endocrinologistas não conhece esse problema”.

Possivelmente por causa disso, muitas pessoas podem estar sendo tratadas por hipertireoidismo, doença de Grave ou mesmo câncer, e na verdade não terem nenhum problema real de tireoide.

Simplesmente eles podem estar tomando grandes doses de biotina, que está maquiando os resultados dos testes de tireoide.

Tipos de interferência do resultado do teste

O motivo desses resultados discrepantes dos testes está relacionado ao fato de que a maioria dos imunoensaios depende da ligação de biotina-estreptavidina e, quando a amostra de sangue contém megadoses de biotina, há interferência nesse resultado, tornando-os artificialmente altos ou baixos. De acordo com Endocrine News:

“No caso de imunoensaios competitivos – geralmente usado para alvos de baixo peso molecular (como T4, T3 e cortisol) – a interferência de biotina causa um resultado falsamente alto. Nos ensaios imunométricos (sanduíche), ele dá um resultado falso baixo.

Outras características do ensaio também podem fazer a diferença. Por exemplo, um tempo de incubação mais longo aumenta a oportunidade de interferência. Diferentes ensaios para vários analitos, mesmo do mesmo fabricante, podem, portanto, variar em sua susceptibilidade à interferência de biotina…

O Co-diretor do laboratório endócrino na Clínica Mayo, Dr. Stefan Grebe, diz que o médico que ordena que o teste seja vigilante: “Quando seus resultados de laboratório não fazem sentido em termos do quadro clínico, ou em termos da constelação de resultados de laboratório que você recebeu, você sempre deve pensar primeiro em uma interferência de ensaio – uma delas é a biotina – antes de pensar em razões outras para que isso tenha acontecido, como os tumores pituitários secretores de TSH.”

A solução é simples. Como a biotina é hidrossolúvel, ela é eliminada com bastante rapidez, não sendo acumulada no seu corpo. Portanto, evite tomar qualquer suplemento de biotina pelo menos um dia ou dois antes do teste da tiroide para garantir resultados precisos. Na verdade, ela não altera os hormônios tireoidianos, afeta apenas os resultados do teste, por isso não está contra-indicada para a saúde da tireoide em geral.

As fontes dietéticas de biotina, encontradas em muitos alimentos, não interferem nos resultados dos testes, sendo a preocupação única e exclusivamente em doses elevadas de suplementos.

Mas precisa ficar claro que os suplementos de biotina são, por si só, bastante seguros, mesmo nas megadoses.

Referências bibliográficas:

  • Am J Clin Nutr, May, 1971;24:562-573.
  • Dermatology Clinics, July 1989;7(3):559-570.
  • Int J for Vitamin and Nutrition Research, 1993;63:11-16.
  • Clin Exp Dermatol, 2002;27:396-404
  • J Hum Hypertens, 2003;17:29-35.
  • J Am Geriatr Soc, 2004;52:3-12
  • Endocrine News January 2016
< Artigo AnteriorPróximo Artigo >
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 300 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER
close-link

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 300 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre saúde e alimentação!
Conquiste uma super saúde agora!
(É GRÁTIS)
QUERO RECEBER
close-link

Cuidado: Suplementos de Biotina podem Alterar seu Teste de Tireóide