Saúde

Super Hormônio: Serotonina Também Acelera seu Aprendizado

Já faz um bom tempo que o senso comum fala da serotonina como apenas o hormônio do humor. É evidente que ela também tem esse papel, mas muitas novidades têm sido descobertas, e são notícias às quais devemos estar atentos!

Os níveis da serotonina foram e continuam sendo associados aos riscos de depressão, por exemplo. Mas essa conexão têm se mostrado um tanto quanto insustentável, como já mostrei em outro artigo aqui do site (clique aqui para ler).

Agora, o que uma nova pesquisa indica é que este hormônio tem um papel importante no aprendizado. O estudo, feito por pesquisadores portugueses e ingleses, observou como ratos se comportavam para conseguirem água.

Os animais precisavam bater com o focinho nos bebedouros para conseguirem beber, mas nem sempre a água era disponibilizada. Então, eles precisavam “raciocinar” sobre a melhor forma de consegui-la. A análise focou-se sobre o tempo que eles levavam para tomar a decisão de tentar novamente. Aqueles que tiveram a serotonina dos neurônios ativada tiveram melhores resultados.

Segundo Zach Mainen, um dos líderes da pesquisa: “Quando os neurônios produtores de serotonina foram artificialmente ativados com luz, os ratinhos conseguiram adaptar mais rapidamente o seu comportamento. Isto é, deram mais peso a nova informação e, portanto incorporaram-na mais rapidamente nas suas decisões quando esses neurônios se encontravam ativos.”.

Isso mostra que a serotonina aumenta a plasticidade cerebral, turbinando o aprendizado. Incrível, não é mesmo?

Como aumentar naturalmente seus níveis de serotonina

Se você quer melhorar seu humor, manter a sensação de bem estar que melhora os seus dias e ainda acelerar seu aprendizado, precisa então cuidar dos seus níveis de serotonina. Veja algumas dicas:

1 – Melhore sua ecologia intestinal

Você sabia que 90% da serotonina é produzida no seu intestino? Por isso é importante ter uma boa ecologia intestinal. Consumir alimentos fermentados, probióticos e fibras insolúveis é o mais indicado – além, é claro, de parar de consumir grãos e açúcares em excesso. (Clique aqui para mais dicas sobre como melhorar sua ecologia intestinal).

2 – Beije, abrace e faça mais sexo

Sim, é isso mesmo que você leu. Os relacionamentos são outra grande fonte de serotonina. Abraços, relações sexuais e beijos estimulam o cérebro a liberar este verdadeiro elixir de felicidade

3 – Consuma aspargos

Esse vegetal tem altas concentrações de folato, importante para sua produção dos hormônios dopamina, serotonina e norepinefrina.

4 – Aproveite os morangos

Morangos estão cheios de fisetina, um antioxidante que também melhora seus níveis de serotonina.

5 – Tome mais sol

Exposição ao sol é importantíssima para a sua saúde. Além de melhorar seus níveis de vitamina D, esse hábito aumenta sua serotonina cerebral. Lembre-se de tomar pelo menos um pouco de sol sem protetor solar, como já comentei aqui no site (clique aqui para ver).

Pronto! Agora você já sabe tudo o que precisa para manter-se bem humorado e com o cérebro em dia. Aproveite os benefícios da serotonina!

Referências bibliográficas:

  • Nature Communications. 26. Jun. 2018.
  • Psychol Bull. 2001 Jul;127(4):472-503.
  • Physiol Behav. 2003 Aug;79(3):409-16.
  • Western Journal of Communication 2009, Vol 73, Issue 2, 2009
  • Happiness Weekly January 19, 2013
  • CNN January 14, 2014
  • BMC Res Notes. 2016 Oct 18;9(1):470.
  • Soc Sci Med. 2016 Sep;165:119-27.
  • Time October 6, 2016
  • Social Psychological & Personality Science May 2016 vol. 7 no. 4 295-302
  • ACS chemicalneuroscience. 2014
  • Anatomy of an Epidemic: Magic Bullets, Psychiatric Drugs and the Astonishing Rise of Mental Illness in America. Crown Publishing.2010
  • PLOS Medicine.November 8, 2005.
  • BiolPsychiatry. 2009 May 1.
  • Aliment Pharmacol Ther. 2014.
  • https://drrondo.com/beneficios-fisetina/
  • https://drrondo.com/aspargo-pressao/
  • https://www.drrondo.com/beneficios-exposicao-ao-sol/

 

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 300 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre saúde e alimentação!
Conquiste uma super saúde agora!
(É GRÁTIS)
QUERO RECEBER
close-link

Super Hormônio: Serotonina Também Acelera seu Aprendizado