Os 10 Melhores Alimentos para a Saúde Intestinal

Nas últimas semanas tenho inscrito alguns artigos com o objetivo de ajudar você a melhorar sua saúde intestinal. No mundo atual é importante melhorarmos ao máximo todas as barreiras de proteção do organismo, e os intestinos são uma delas!

Quando você tem uma boa flora intestinal, pode ter certeza de que essas bactérias boas ajudarão na proteção contra micro-organismos nocivos que possam chegar ao seu sistema digestivo. Além disso, é claro, você melhora sua digestão de uma forma geral, ganha em energia, emagrecimento e previne diversas doenças. Isso é estar com saúde intestinal!

Na semana retrasada, comentei sobre alguns sintomas de problemas intestinais que você deve ficar atento. Eles indicam que há algo que precisa ser corrigido na saúde dos seus intestinos. Clique aqui para saber quais são.

E na semana passada, mostrei quais maus hábitos do dia a dia podem estar por trás disso. Confira clicando aqui.

Mas agora é hora de algumas dicas para resolver o problema de forma natural. Tudo por meio de uma alimentação correta!

Os melhores alimentos para a saúde intestinal

1 – Berries

As berries, também conhecidas como frutas vermelhas, são uma ótima opção para seu intestino. Morangos, amoras, mirtilos e framboesas estão cheias de fibras e polifenóis, que melhoram a flora intestinal. Eles também atuam na saúde metabólica, prevenindo diabetes e proporcionando um efeito anti-inflamatório no organismo.

2 – Brodo de osso e pele

Algumas pessoas ainda hoje em dia acreditam que ossos e pele são apenas “restos” das carnes que consumimos. Mas o que nossos antepassados sempre souberam é que eles são um super alimento. O caldo feito com os ossos e a pele são ricos em colágeno, que além de incrível para a pele também servem de alimento para a flora intestinal e repara o revestimento intestinal. Confira aqui algumas receitas de brodo e aproveite os benefícios!

3 – Alimentos com fibras

Você já deve ter ouvido falar o quanto alimentos ricos em fibras fazem bem para o intestino. E isso é totalmente verdade! O que acontece é que aquelas bactérias boas que vivem nos seus intestinos se alimentam justamente dessas fibras. Elas precisam delas para sobreviverem – e como consequência lhe garantem uma boa saúde. Outro ponto importante é que essas fibras auxiliam no trânsito intestinal, algo muito positivo.

4 – Vinho tinto

O vinho tinto, tomado em moderação, também ajuda suas bactérias intestinais por conter uma boa quantidade de polifenóis. Além disso, esse consumo consciente tem efeito anti-inflamatório e protege a saúde cardiovascular. O segredo é o resveratrol, um potente antioxidante presente na casca das uvas que é potencializado pelo processo de fermentação do vinho.

5 – Chocolate

Sim, é isso mesmo que você acaba de ler. O chocolate é ótimo para a sua saúde intestinal! Mas não estou falando de qualquer chocolate. O que traz benefícios é aquele rico em cacau, ou seja, o chocolate meio amargo acima de 70%. Ele é rico em polifenóis, que além de incríveis para a saúde de uma forma geral também alimentam o microbioma.

6 – Plantas do gênero allium

Allium é um gênero de plantas que inclui alimentos como cebolas, alho e alho-poró. Além de darem um sabor especial aos seus pratos, esses vegetais contêm fruto-oligossacarídeos, que nada mais são que ótimas fibras prebióticos para alimentar sua flora intestinal. Lembre-se disso na hora de caprichar no tempero!

7 – Amido resistente

O amido resistente é uma forma de amido que não se comporta como um carboidrato no organismo. Ao contrário disso, ele atua como as fibras, pois não é decomposto por nossas enzimas digestivas. E assim como elas, serve de alimento para as bactérias boas intestinais e ajuda na redução de bactérias nocivas. A melhor e mais comum fonte natural desse amido são as bananas verdes.

8 – Carne de animais criados a pasto

A carne de animais criados naturalmente, pastoreando, é um dos melhores alimentos existentes. Está repleta de nutrientes e vitaminas, como as do complexo B, importantes para geração de energia e função intestinal.

9 – Pistache

Todas as castanhas são excelentes, mas se você está pensando de forma específica na saúde intestinal, deve priorizar o pistache. Ele ajuda na manutenção de uma flora intestinal rica em bactérias que secretam butirato, um ácido graxo de cadeia curta que melhora sua barreira intestinal e a imunidade. Ele também está relacionado à prevenção do câncer colorretal e melhora da digestão.

10 – Alimentos fermentados

Por que os alimentos fermentados são fundamentais para a saúde intestinal? Até agora, já falamos de várias maneiras de alimentar as bactérias boas intestinais… Mas, nesse caso, estamos falando das próprias bactérias! São elas que atuam na fermentação de certos alimentos. Quando consumidas, elas vão colonizar os seus intestinos, revitalizando a flora intestinal. Daí a importância de consumir alimentos como kefir, picles, chucrute, iogurte natural, leite e queijo crus.

O que pode ser melhor do que essa lista? Todos alimentos supersaudáveis e simplesmente deliciosos! Então, prepare o seu cardápio pensando nisso. Você só tem a ganhar. Supersaúde!

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




























               Clique aqui para saber mais detalhes >




 
close-link
close-link