Estética

Shampoo: Bom ou Ruim? Com qual Frequência Usar?

A maioria dos shampoos comerciais contêm substâncias químicas e detergentes, nocivos aos fios de cabelo e até à própria saúde. O uso frequente do shampoo tira do seu cabelo os óleos naturais, produzidos pelos fios, e quanto mais você espaçar o tempo de uso do mesmo, mais o seu couro cabeludo responderá de acordo e aprenderá a produzir menos óleo.

A Dra. Lisa Donofrio, cirurgiã estética e professora clínica associado de Dermatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Yale, disse à HealthDay News:

“….deixando os óleos naturais no cabelo, estes não precisam de produtos de estilo… Se você não aplicar nenhum produto de estilo, então não há necessidade de lavar o cabelo”.

Além disso, a lavagem frequente pode estar perturbando o equilíbrio microbiano, pela eliminação de microorganismos benéficos protetores.

Tendência atual

Por isso, está havendo uma “tendência” de retorno ao passado.

Até cerca de 100 anos atrás, a ideia de banho diário praticamente não existia.

No início do século passado foi quando se começou a se preocupar com a higiene pessoal.

Se criou a “necessidade” de produtos novos como “sabão de banheiro” e “enxaguatório bucal”, algo inexistente até então.

A nossa própria noção de “sabão” mudou. Até meados do século 19, o “sabão” só era usado para roupas, na limpeza de roupas sujas.

Então, alimentada pelo marketing, surgia a “necessidade” de um sabão mais suave para a limpeza do corpo, sendo conhecido como “sabão de banho”.

A principio, a maioria das pessoas só usavam um produto básico para lavar seus cabelos e seus corpos.

O primeiro shampoo que se tem noticia surgiu na década de 1930, tornando-se algo rotineiro na nossa higiene pessoal.

Antes disso, se lavava os cabelos apenas uma vez a cada duas a seis semanas.

A tendência atual, “no-poo” (resumo para “não shampoo”) é não usar o produto, ou espaçar o seu uso. Para isso, simplesmente enxágue uma vez a cada cinco dias em vez de diariamente ou em dias alternados.

Opção mais natural do shampoo

Além disso, os adeptos dessa tendência têm procurado abandonar os shampoos comerciais, pelo excesso de substancias químicas detergentes e toxicas, em favor de soluções mais naturais e não agressivos como:

1) Vinagre de maçã a 6%

Além de limpar naturalmente seu cabelo, adiciona beleza e saúde aos fios. Você verá e sentirá uma melhora na qualidade do seu cabelo logo após o primeiro tratamento.

Trata-se de um produto barato, natural e que não contém químicos desfavoráveis, dando aos seus cabelos benefícios impressionantes como:

  • limpa seus cabelos e o estrutura
  • fornece vitaminas e minerais que fortalecem diretamente o cabelo e o couro cabeludo, aumentando o brilho, volume e vivacidade
  • fornece proteínas restauradoras e enzimas neutralizadoras de pH
  • promove cabelo saudável e restaura a beleza dos fios
  • remove agressores ambientais e restos de produtos químicos de shampoo e condicionadores convencionais

Use o vinagre de maçã no seu cabelo diluindo 1/3 xícara de vinagre em 4 xícaras de água.

Você pode ainda, opcionalmente, adicionar 02 colheres de sopa de suco de limão.

Use essa mistura no lugar do shampoo, massageando o couro cabeludo e os fios, enxaguando após. Isso você pode fazer em cada lavagem ou alternando com o seu shampoo frequente.

Shampoos e exposição a químicos

Com o uso de shampoos comerciais comuns, você poderá estar levando ao seu couro cabeludo produtos químicos em cada lavagem como disruptores endócrinos. Essas substâncias químicas são conhecidas por interferir no desenvolvimento e na reprodução, e podem causar sérios efeitos neurológicos e imunológicos. Portanto, cheque no produto:

  • Laurilsulfato de sódio: presente em quase todos os shampoos, é um surfactante, detergente e emulsificante usado em milhares de produtos cosméticos, bem como em produtos industriais de limpeza.
  • Fitalatos: muitas vezes presentes no produto, mas no rotulo do shampoo só tem o termo genérico “fragrância”. Estão ligados a defeitos congênitos no sistema reprodutivo de meninos e menor motilidade espermática em homens adultos, entre outros problemas.
  • Metilisotiazolinona (MIT): um produto químico utilizado no shampoo para evitar proliferação bacteriana, podendo gerar efeitos desfavoráveis no sistema nervoso.
  • Parabens: produtos químicos encontrados em shampoo, desodorantes e outros cosméticos, que mimetizam o estrógeno, que podem estimular câncer de mama ou de próstata.

Não está pronto para desistir do seu shampoo completamente?

Se você não está seguro para acompanhar essa tendência, faça uma tentativa e vá espaçando mais o uso de shampoos.

Procure um shampoo natural com extratos botânicos, como camomila para brilho e força adicional (para ajudar a evitar as pontas e as quebras).

Condicionador de pré-lavagem

O uso do óleo de coco, como tratamento pré-lavagem, tem efeito marcante.

O fato de ser muito rico em ácido láurico, lhe confere uma alta afinidade pelas proteínas do cabelo e penetra dentro do eixo do cabelo com bastante facilidade, promovendo um ligeiro aumento na espessura do fio.

Além disso, é hidrofóbico, o que significa que repele a água, e quando usado nessa situação, nutre e condiciona o cabelo.

Segundo um estudo publicado no Journal of Cosmetic Science, aonde se comparou o uso do óleo mineral, óleo de girassol e o óleo de coco, este foi o único que reduziu a perda proteica, tanto do cabelo normal, como do cabelo danificado.

Referências bibliográficas:

– Medicine Net December 29, 2015
– Gizmodo February 12, 2015
– Alive August 1, 2015
– Journal Cosmetic Science 2003 Mar-Apr;54(2):175-92
– E-book: Vinagre de maçã: o liquido dourado

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 300 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER
close-link

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 300 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre saúde e alimentação!
Conquiste uma super saúde agora!
(É GRÁTIS)
QUERO RECEBER
close-link

Shampoo: Bom ou Ruim? Com qual Frequência Usar?