Bem-Estar

Sexo na Terceira Idade Também traz Benefícios!

O sexo geralmente envolve alguns tabus. E um deles é com relação à terceira idade… Muita gente ainda tem aquela ideia antiga, de que as pessoas mais velhas chegam a um ponto da  vida em que não fazem mais sexo. Mas isso não é verdade, ou, segundo uma pesquisa recente, não deveria ser.

Uma pesquisa do Reino Unido avaliou os dados relativos a 6.879 pessoas acima de 65 anos. A intenção era descobrir como uma vida sexual ativa ou não interferia em uma vida mais prazerosa na terceira idade.

Bom, como você deve estar imaginando, é claro que aquelas com maior atividade sexual relataram uma vida melhor. Mas os detalhes da pesquisa são muito interessantes e precisam ser destacados.

No caso das mulheres, o ato sexual propriamente dito não foi tão relacionado a uma vida melhor. Porém,beijos, carinhos e outras carícias foram colocadas por elas na lista de atividades que deixam suas vidas mais prazerosa. Com isso, também relataram se sentir mais ligadas emocionalmente aos parceiros durante o ato sexual.

Já para os homens, o ato sexual e sua frequência foram relacionados a uma melhor qualidade de vida.Embora essa diferença específica entre os sexos, uma coisa é certa: ter uma vida amorosa bem desenvolvida na terceira idade mostrou-se um fator importante para viver melhor. E isso faz toda a diferença!

Outros benefícios de uma vida sexual ativa

Fazer sexo é natural e importante para o ser humano. Uma vida sexual ativa traz benefícios psicológicos, físicos e para o bem-estar de uma forma geral. Quando o sexo é bom, seu humor e sua saúde são também melhores. Tanto na terceira idade quanto antes disso.

Mas, ao falar em especial para aquelas acima de 65 anos, o Dr. Jackson, da UCL Institute of Epidemiology and Health Care, é enfático:

“Sabemos que o bem-estar psicológico está intrinsecamente ligado à saúde física e, à medida que a população continua a envelhecer, a carga sobre os serviços de saúde aumenta. Incentivar e apoiar as pessoas a continuarem a ter uma vida sexual saudável na velhice pode ajudar a aumentar o bem-estar, e promover benefícios tanto para o indivíduo quanto para a sustentabilidade dos serviços de saúde.”

Então, fica o conselho! E se sua vida sexual anda um pouco desanimada, dê uma olhada nos artigos que sempre aparecem por aqui sobre o assunto. Com certeza você encontrará dicas que irão ajudar!

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *