Saúde

Seus Intestinos se Modificam de Acordo com sua Dieta

Antigamente, se achava que as células do nosso corpo eram as mesmas desde sempre, e que nunca mudavam. Com a descoberta das células-tronco, isso caiu por terra. Hoje sabemos que essas mudanças podem ocorrer em diferentes estágios do desenvolvimento humano. Agora, você sabia que isso acontece até nos seus intestinos?

Uma nova pesquisa mostrou que, dependendo do que comemos, as células dos nossos intestinos podem ser modificar. Isso acontece porque lá existem 3 tipos diferentes de células: as que atuam na produção de hormônio, as que trabalham na absorção de nutrientes e as células-tronco.

Essas últimas, como comentei antes, conseguem se transformar em diferentes tipos. Nesse estudo, observou-se que dependendo da alimentação, as células-tronco se tornavam em um tipo ou outro.

Isso é mais intenso quanto mais jovem for a pessoa – e a grande questão é que influencia na sua nutrição. É por isso que crianças nascidas de mães que se alimentavam mal têm mais tendência à obesidade.

Se elas se alimentam de gorduras ruins, por exemplo, as células intestinais dos bebês já estarão predispostas negativamente. É um estrago por muito tempo!

Boas notícias para seus intestinos

É incrível como a ciência nos ajuda a compreender como nosso corpo funciona. Dessa forma, sabemos o que deve ser feito para melhorar nossa saúde!

Segundo os pesquisadores, ao entender esses mecanismos das células dos intestinos, será cada vez mais possível compreender os efeitos de uma boa nutrição – inclusive a longo prazo.

Os achados podem até mesmo ajudar a entender como gorduras ruins contribuem para alguns tipos de câncer de intestinos. Outro dado importante é aquilo que sempre comento: a saúde dos seus intestinos é fundamental para você.

É lá que está sua proteção contra doenças e a prevenção que vem dos alimentos. Mais uma vez foi demonstrado: eles influenciam o que vai ocorrer com seu organismo durante toda sua vida.

Se você quer manter uma boa saúde, lembre-se da ecologia intestinal. Consuma somente gorduras boas, de carne, leite e ovos de animais criados livres pastoreando.

Adicione também alimentos probióticos, que trarão bactérias boas para seu trato intestinal. E não se esqueça das fibras, que vão ajudar na digestão e nutrir essa flora. Sua saúde agradece!

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *