Seu Treino Também é bom para o Cérebro!

Quem pratica atividade física o faz por diversos motivos. É claro que a saúde é um deles, mas a estética também é um motivador importante. Muitos começam o treino para conquistar o corpo dos sonhos, seja para emagrecer ou visando crescimento muscular.

Às vezes essa posição é alvo de críticas. Algumas pessoas dizem que é mais importante cuidar do cérebro do que do corpo… E se disséssemos a elas que está tudo interligado? Já passou da hora de pensarmos no indivíduo como um todo. As melhorias físicas refletem-se na saúde do cérebro e vice-versa!

Quer uma prova disso? Veja um estudo recente publicado na Mayo Clinic Proceedings… Os pesquisadores do Centro Alemão de Doenças Neurodegenerativas avaliaram mais de 2 mil pessoas de 1997 a 2012. De tempos em tempos, eles mediram a capacidade cardiorrespiratória dos voluntários enquanto eles faziam bicicleta ergométrica. Paralelamente, eram realizadas ressonância magnéticas para investigar como andava o cérebro dessas pessoas. Sabe o que eles descobriram?

Treino e cérebro conectados!

Os resultados deixaram os cientistas otimistas. Eles concluíram que existe uma ligação direta entre a aptidão cardiorrespiratória e a saúde cerebral, inclusive com uma manutenção do volume da massa cinzenta. É como se o treino ajudasse não só seus músculos a se manterem, mas também o seu cérebro!

Um ponto a se destacar é que as melhoras foram vistas nas estruturas ligadas à cognição, e não à coordenação motora. Isso significa um impacto cognitivo positivo, algo que pode preservar sua mente por mais tempo, mesmo com a chegada da idade.

Segundo o Dr. Michael Joyner, um dos autores, a pesquisa mostra “que atividade física e aptidão física ajudam a proteger contra o declínio cognitivo relacionado ao envelhecimento. Já existem bons indícios epidemiológicos para isso, bem como dados que estão surgindo e mostrando que atividade e aptidão físicas estão associadas a uma melhoria da função dos vasos sanguíneos do cérebro. Esse artigo é importante devido aos dados volumétricos que mostram um efeito na estrutura do cérebro”.

Portanto, não fique parado. O seu treino para o corpo tem resultados também para o cérebro, e serão a garantia de uma mente saudável por longos anos. Se ainda não sabe o que fazer, consulte os artigos sobre atividade física disponíveis aqui no site. Você encontrará dicas sobre diversas atividades, para quaisquer idades. Mexa-se e Supersaúde!

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




























               Clique aqui para saber mais detalhes >




 
close-link
close-link