Seriam Estes os Melhores Protetores dos Vasos Sanguíneos?

Proteger os vasos sanguíneos, hoje em dia, é literalmente uma questão de vida ou morte. E o motivo é muito simples: o seu sangue precisa fluir livremente por eles, chagando a todos os seus órgãos e tecidos.

Quando isso não acontece adequadamente, você já sabe… É algo bem perigoso que atinge a cada dia um número maior de pessoas. Estou falando de derrames, AVCs e infartos.

Muito se tem falado nas últimas décadas que a gordura saturada era a grande responsável por entupir os vasos sanguíneos. Hoje já sabemos que essa história não está nem perto da verdade.

O que as pesquisas mais recentes mostram é que a gordura saturada natural, como óleo de coco, banha de porco de animais criados a pasto e a gordura proveniente da carne vermelha são boas para a saúde.

São os óleos vegetais poli-insaturados e principalmente os carboidratos que aumentam nosso risco cardíaco. Estando isso claro, ainda assim resta a questão: há como manter artérias e veias com mais saúde?

Como a salada pode ajudar os seus vasos sanguíneos

Outro grande risco relacionado aos vasos sanguíneos está relacionado à sua calcificação. Quando o cálcio se deposita nos locais errados, ou seja, nas artérias, ele pode promover o enrijecimento e obstrução delas. E aí que mora o perigo.

Agora, você quer uma boa notícia? Então lá vai. Prevenir infartos e derrames está em suas mãos. Na verdade, está no seu prato! Alimentando-se corretamente você pode se proteger, como mostrou um estudo recente feito com mulheres australianas.

Os pesquisadores recrutaram 684 delas para um estudo que começou em 1998. Depois de todo esse tempo, eles concluíram que aquelas que se alimentavam de maior quantidade de vegetais crucíferos tinham menos cálcio acumulado nas artérias. E não é pouco…

As que consumiam ao menos 45g desses vegetais todos os dias tinham 46% menos probabilidade desse acúmulo que leva ao infarto. Essa quantidade equivaleria a apenas ¼ de brócolis cozido ou ½ xícara de repolho cru.

Os vegetais crucíferos são os também chamados “verde escuros”. Entram nessa lista alimentos como:

  • Agrião;
  • Brócolis;
  • Couve;
  • Couve de Bruxelas;
  • Couve-flor;
  • Mostarda (folhas);
  • Nabo;
  • Rabanete;
  • Repolho;
  • Rúcula.

Eu já falei um pouco sobre eles por aqui, e você pode conferir um pouco mais sobre os vegetais crucíferos neste outro post especial. Mas por que eles são tão bons para os vasos sanguíneos?

O segredo está em uma vitamina

Outras pesquisas já tinham encontrado resultados semelhantes, e agora temos mais uma confirmação científica. O que ocorre é que esses vegetais estão repletos de vitamina K.

Mais especificamente, a vitamina K2. Ela tem um papel importante no seu organismo, redirecionando o cálcio ingerido para os locais corretos, como ossos e dentes – e não para suas artérias!

A vitamina K também é abundante em outros alimentos que precisam estar na sua dieta, como:

  • Carne de animais criados a pasto, incluindo miúdos, como fígado e outros órgãos;
  • Leite e derivados, também de animais criados pastoreando;
  • Ovos, especialmente a gema, de galinha caipira, ou seja, aquela também criada solta;
  • Peito de frango criado a pasto.

Portanto, priorize uma alimentação com o mínimo de carboidratos refinados. Faça da sua fonte de energia gorduras naturais boas, como as animais, proteína em quantidade adequada, carboidrato refinado praticamente zero e muitos vegetais folhosos.

Em resumo, estamos mais uma vez falando da dieta keto, que é como nossos antepassados se alimentavam. Foi assim que evoluímos. Além de ajudar na sua disposição, energia e perda de peso, ela também deixa seus vasos sanguíneos em dia. O que pode ser melhor que isso? Para saber mais, clique aqui e veja uma lista especial de artigos com tudo sobre a dieta keto.

Comece agora, pois o resultado é uma Supersaúde!

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




























               Clique aqui para saber mais detalhes >




 
close-link
close-link