Será que a Pera pode Ajudar no Combate da Diabetes?

Se você me acompanha por aqui, sabe o que eu costumo falar das frutas. Embora sejam um alimento natural e geralmente considerado saudável, há algumas ressalvas a fazer, especialmente se você estiver fazendo uma dieta keto. O que ocorre é que algumas delas, como a pera, a maçã, a banana e outras, contêm boa quantidade de frutose.

Trata-se de um açúcar natural, mas ainda assim, um carboidrato que pode lhe trazer problemas se ingerido em grandes quantidades. Mas se as frutas têm açúcar, como uma delas poderia ajudar no combate da diabetes? É algo que à primeira vista parece não fazer muito sentido…

Mas veja bem… Há alguns detalhes que precisamos avaliar de perto. Um estudo conjunto feito por duas universidades americanas concluiu que a casca e a polpa da pera têm compostos fenólicos que podem ajudar no controle da diabetes em estágios iniciais.

Segundo os pesquisadores, quando bem usada, a fruta pode inclusive reduzir a dependência de medicamentos no pré-diabetes ou agregada no início da diabetes tipo 2. Ou seja: mesmo com os açúcares, há substâncias que realmente lhe farão bem.

Outros benefícios da pera

Além da diabetes, os pesquisadores concluíram que a pera pode também ser de grande ajuda em condições como:

  • Pressão alta: a polpa da pera da variedade Bartlett tinha atividade leve a moderada similar a medicamentos usados para redução de pressão arterial.
  • Azia, refluxo e ecologia intestinal: o extrato de pera fermentado mostrou bons efeitos na inibição da bactéria H. pylori, associada ao refluxo, gastrite e úlcera estomacal. 
  • Câncer: possuem alto teor de ácido hidroxicinâmico e hidroxibenzóico, que estão relacionados com a prevenção do câncer de estômago e câncer de pulmão.
  • Ajudam ainda no combate de infecções, diabetes, câncer, colite, artrite, osteoporose, distúrbios da vesícula biliar e gota.

Mas, e a frutose?

Agora você deve estar se perguntando sobre a questão da frutose que falei no início. De fato, é um risco que existe. Por isso, a melhor opção é colocar a fruta em smoothies verdes, feitos com vegetais folhosos.

Ela servirá para dar um sabor especial ao suco, e seu nível de açúcar será contrabalanceado pelas fibras dos vegetais. Sem falar, é claro, no booster de vitaminas e minerais que você consegue com um bom smoothie. Então, pegue uma pera e prepare o seu liquidificador. Supersaúde!

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




























               Clique aqui para saber mais detalhes >




 
close-link
close-link