Será que a Laranja pode Prevenir a Degeneração Macular?

A laranja é uma das frutas mais consumidas no mundo, e quando o assunto é saúde, geralmente está sempre associada à vitamina C e seus benefícios. De fato, trata-se de uma vitamina importantíssima para prevenção de gripes e resfriados. Nosso corpo não a sintetiza, devendo ser ingerida pela alimentação – por isso as laranjas são tão importantes!

Mas há muito mais em jogo por causa dessa fruta. Uma pesquisa australiana avaliou cerca de 2000 pessoas com idade superior a 50 anos durante 15 anos. Elas foram entrevistadas com relação aos seus hábitos alimentares e tiveram seus históricos médicos levantados.

O estudo concluiu que aqueles que comiam pelo menos 1 porção de laranja por dia tiveram 60% menos risco de desenvolver degeneração macular do que os que nunca comem laranjas. De fato, um percentual muito alto e que deve ser considerado!

Segundo os pesquisadores, seu foco não eram as vitaminas, como é comum nesses casos. Eles acreditam que o efeito protetor estava nos flavonoides, antioxidantes presentes nos vegetais com efeitos anti-inflamatórios e na imunidade. Então, da próxima vez que for comer uma laranja, lembre-se que ela pode ser ótima para seus olhos. Mas há um porém…

Atenção ao consumo da laranja

Fique atento: a pesquisa fala de pessoas que consumiam laranjas, e não suco de laranja. Mesmo o suco natural concentra muita frutose, algo que impacta sua glicemia e é ruim para sua saúde. Por outro lado, quando se consome toda a laranja, você ingere junto todas as fibras e antioxidantes, compensando os prejuízos da frutose. Dessa forma, além de se proteger da degeneração macular, você:

  • Consome vitamina C, fantástica para gripes e resfriados.
  • Consome vitaminas do complexo B, importantes na geração de energia e combate ao estresse.
  • Ingere antioxidantes como betacaroteno, luteína, zeaxantina, antocianidinas, hesperidina e narigerin.
  • Ingere fibras, que protegem contra câncer de cólon e são importantes para um bom funcionamento do intestino.
  • Reduz a pressão sanguínea diastólica após uso frequente por mais de 30 dias, segundo estudos, por causa da hesperidina.
  • Consome polinietoxiflavonas, um flavonoide específico das frutas cítricas, que tem ação anticâncer.

Então, aproveite a laranja inteira, da forma correta, e garanta esse combo de saúde. E caso queira saber mais sobre como se proteger da degeneração macular, cada vez mais comum, clique aqui e confira um artigo especial sobre o assunto. Supersaúde e uma supervisão!

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




























               Clique aqui para saber mais detalhes >




 
close-link
close-link