Atividade Física

Será que a Bicicleta de Mesa é uma Boa Ideia para Você?

Duas coisas são certas: a cada dia que passa, as pessoas trabalham mais paradas e ficam mais sedentárias. E também a cada dia, novas invenções aparecem para tentar solucionar o problema. Uma das mais recentes é a bicicleta de mesa… Já ouviu falar?

Lá fora elas são chamadas “pedal desks” ou simplesmente “deskcycle”. Trata-se de uma estrutura pequena com pedais, que deve ser colocando embaixo da sua mesa comum de trabalho. O objetivo é que você se sente e, enquanto executa suas tarefas, pedale sem parar.

Onde a bicicleta de mesa já foi usada

Uma professora do ensino fundamental no estado da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, resolveu colocar um exemplar desses pedais embaixo da mesa de cada aluno.

A ideia é que isso ajudasse a gastar um pouco das energias abundantes dos alunos e diminuísse a bagunça. Em entrevista, ela comentou que os jovens estão mais focados e a qualidade dos trabalhos escolares melhorou.

Já um estudo inovador, feito pela Universidade de Massachusetts Amherst, também nos EUA, buscou analisar o impacto das bicicletas de mesa para a saúde de adultos.

A bicicleta de mesa, nesse caso, é diferente do modelo mencionado no início. Foi usado um protótipo, uma mesa adaptada à bicicleta ergométrica. Participaram da pesquisa 12 trabalhadores de escritório obesos, que foram observados ora trabalhando na bicicleta de mesa, ora na cadeira comum.

Eles receberam uma refeição leve e tiveram amostras de sangue testadas. O resultado foi que aqueles usaram a bicicleta de mesa tinham menores níveis de insulina após a refeição, em comparação com os que usaram a mesa comum. Além disso, a pesquisa reporta que as atividades do trabalho, como digitação e uso do mouse, não foram prejudicadas.

Será uma boa ideia?

Você deve estar se perguntando: será uma boa ideia pedalar durante o trabalho? É claro que se pessoas totalmente sedentárias passam a pedalar, haverá alguma mudança…

Agora pense bem… A grande questão do uso dessa bicicleta de mesa é a “falta de tempo” para praticar atividades físicas alegada pelas pessoas. Mas isso só ocorre porque elas estão apegadas à ideia de que você precisa se exercitar por horas para alcançar algum resultado.

Na verdade, as últimas pesquisas mostram que treinos longos e cadenciados não são apenas tediosos… Eles podem, em algum tempo, piorar certos marcadores de saúde.

Agora, e se eu te disser que 20 minutos são o suficiente? Pois é isso mesmo! Feito da forma correta, o Treino Supra-aeróbico, que descrevo no meu livro 20 Minutos e Emagreça, vai turbinar seu emagrecimento e sua saúde. Veja como fazer:

Exercício de 20 minutos com resultados incríveis

O indicado é fazer 20 minutos, 3 vezes por semana.

Durante 3 minutos, você faz o aquecimento, caminhando, e então na sequência aumenta sua intensidade até ficar ofegante por 30 segundos.

Volte a caminhar por 90 segundos e repita o aumento de intensidade, repetindo essa estratégia 8 vezes…

Após isso, é o período de recuperação por cerca de 2 minutos e pronto, o treino acabou. Esse esforço conforme você vai se condicionando, pode e deve ser mais intenso, e quanto mais desafiador for o período de alta intensidade, melhor.

Você pode ser exercitar usando uma máquina elíptica, esteira, bicicleta ou nadando.

Quem já pratica uma atividade aeróbica ou exercício resistido, como musculação, ou ainda alongamento, pilates ou ioga, não precisa trocá-lo pelo supra-aeróbico. Não são excludentes.

Viu só? Você não precisa comprar uma bicicleta de mesa, ficar pedalando enquanto trabalha ou fazer longas corridas depois do expediente. Basta ser assíduo no treino de 20 minutos e garantir uma Supersaúde!

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *