Saúde

Mais um Segredo da Medicina Escondido na Floresta Amazônica

Há tantas plantas medicinais na Floresta Amazônica, que quase já viraram uma especialidade médica. Elas podem ser a resposta para muitas doenças. Porém, isso não é interessante, pois coloca a indústria farmacêutica fora dos negócios.

Há cerca de 100 anos atrás, Arturo Brell, um naturalista alemão, migrou para o Peru para estudar essas plantas. Inclusive tratou sua própria dor da artrite reumatoide com uma erva da Floresta Amazônica que usou em outro colono alemão que foi diagnosticado com câncer de pulmão terminal.

Todos os dias seu paciente bebia apenas três xícaras de chá feitas da raiz desta planta. Depois de um ano, ele estava livre de câncer.

É conhecido que os curandeiros tradicionais usavam apenas uma erva selvagem específica que tinha efeito terapêutico em quase tudo, desde inflamações a úlceras estomacais e infecções.

Mas até hoje a maioria das pessoas nunca ouviu falar desta erva…

O segredo da unha de gato

Trata-se da cats claw, ou unha de gato (Uncaria tomentosa), que os índios nativos da Floresta Amazônica chamavam de “Erva Sagrada da Floresta Tropical”. É uma videira com espinhos semelhantes a garras que podem subir até 30 metros.

Já era conhecida há séculos que a unha de gato tem efeitos poderosos anti-inflamatórios.É também um poderoso antioxidante que suporta a divisão celular normal e o reparo do DNA.

Isso faz com que a unha de gato seja uma potente erva renovadora da pele que pode tornar sua pele biologicamente mais jovem, preservando e reconstruindo seus telômeros.

Os telômeros são extremidades de seus filamentos de DNA, e à medida que as células se dividem, ocorre encurtamento dos telômeros.

E quando esses ficam extremamente curtos, suas células param de se dividir. Com isso, não há renovação celular e você fica com células mais antigas.

E para piorar, as células da pele são as que se dividem mais rapidamente no corpo humano. Logo, sua pele é extremamente sensível à perda de telômeros, acelerando a derrocada…

Ou seja, o verdadeiro culpado pelo envelhecimento da pele é o encurtamento dos telômeros, que leva a aumento de linhas e rugas, pele ressecada, bolsas sob os olhos e todos os outros sinais irritantes do envelhecimento.

Mas a boa notícia é que a unha de gato ativa a telomerase, a enzima que protege e reconstrói os telômeros, fazendo com que se regenerem e produzam células mais jovens.

Um estudo comparou 2 grupos de células de pele,1 tratado com um extrato de unha de gato e outro não. Então eles colocaram esses 2 grupos à exposição  com radiação UVB, o tipo que você recebe do sol. O grupo que usou a unha de gato diminuiu o encurtamento dos telômeros, o que aumentou sua longevidade 201% mais do que as células não tratadas.

Isso é bem esclarecedor, pois muita radiação UV do sol acelera o encurtamento dos telômeros…

Num outro estudo analisou-se pessoas mais velhas, com fotoenvelhecimento (exposição excessiva ao sol) e a perda de telômeros.

Os pesquisadores descobriram que essa pele com manchas da idade e pele espessa e grossa causada pelo excesso de sol, apresentava telômeros mais curtos. Mas na mesma pessoa, as células da pele protegidas do sol tinham telômeros mais longos.

Portanto, a unha de gato pode reparar o dano do DNA nas células da pele causado pelo excesso de sol. Ela protege as células da pele da morte, aumentando sua capacidade de reparar os danos causados ​​pelos raios UV ao DNA.

Telômeros mais longos causam menos danos ao DNA e se evidencia uma pele úmida, bem hidratada como se você tivesse em seus 20 anos.

Isso significa que linhas e rugas parecem mais suaves, e a pele parece mais firme, com aspecto radiante, pois a unha de gato restaura a luminosidade da sua pele no nível celular.

A unha de gato pode ser usada na forma de chás ou como suplemento.

A literatura recomenda usar até 500 mg por dia. Mais um segredo da Floresta Amazônica revelado. E mais um ponto positivo para uma Supersaúde!

Referências bibliográficas:

 

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 300 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER
close-link

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 300 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre saúde e alimentação!
Conquiste uma super saúde agora!
(É GRÁTIS)
QUERO RECEBER
close-link

Mais um Segredo da Medicina Escondido na Floresta Amazônica