Saúde

Se Você Não Mastigar bem os Alimentos, Isto pode Acontecer

É bem provável que, quando criança, você tenha ouvido dos seus pais ou avós o conselho para mastigar bem os alimentos. Como na maioria das vezes, eles estavam completamente certos!

O ato da mastigação é importantíssimo, e quando é deixado de lado ou feito de forma errada, pode acarretar problemas para sua saúde. Um deles é muito comum hoje em dia e grande parte das pessoas nem faz ideia que pode ser causado pela má mastigação.

Estou falando do refluxo gástrico.

Quando você não mastiga bem, os alimentos causam maior pressão no seu estômago, mais gases, dores e sensação de inchaço. Como no mundo moderno costumamos comer com pressa, o ato de mastigar acaba não sendo feito adequadamente.

O resultado é que as pessoas sentem esses sintomas de refluxo e acabam tomando remédios para essa finalidade, como os protetores gástricos. Eles até aliviam essas sensações ruins, mas também reduzem sua acidez estomacal, que também é importante para digerir os nutrientes necessários da comida.

Além de não resolverem de fato o problema, oferecem vários outros riscos, que vão da dependência desses medicamentos até o aumento do risco de câncer de estômago. E pensar que tudo isso poderia ser evitado se você seguisse os conselhos dos seus pais, mastigando, mastigando e mastigando…

Mastigar promove um corpo mais saudável

Se você quer manter um corpo em forma e saudável, mastigar bem também é indicado. Quando você combina os alimentos, de acordo com seu tipo metabólico, e come lentamente – mastigando bastante – seu corpo aproveita os nutrientes e você acaba evitando excessos.

É preciso ter consciência ao comer. Hoje em dia, é muito comum pessoas comerem vendo TV ou até mesmo mexendo no smartphone… É preciso resgatar o prazer da comida, sentindo o gosto dos alimentos em sua boca enquanto mastiga.

Comendo dessa forma, lentamente e com atenção, seu cérebro conseguirá registrar melhor que o corpo está saciado. Assim, você acaba comendo menos, ou seja, se alimentando apenas com a quantidade adequada. Seu peso agradece!

Cuidado com os chicletes

É pelo mesmo motivo que mascar chicletes pode ser prejudicial para sua saúde. Além, é claro, do açúcar que eles contêm, quando você começa a mascar a goma, seu cérebro envia para seu estômago a informação de que logo chegará algum alimento. Afinal, você está mastigando,certo?

Assim, seu estômago começa a produzir ácido, mas… Surpresa! Não há nada para digerir… Apenas o que ocorreu é que você produziu excessivamente ácido estomacal, o que pode comprometer a habilidade de produzir secreção digestiva suficiente quando realmente for necessário.

Agora, se ainda assim você quiser usar goma de mascar, a hora mais adequada seria antes das refeições. Dessa forma, a secreção gástrica estimulada acaba por ser usada na digestão dos alimentos.

Pois é… Tudo isso mostra como mastigar, um hábito que parece simples e às vezes até deixado de lado, é tão importante. Mastigue os alimentos certos e você terá uma Supersaúde!

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *