Saiba como melhorar a qualidade da usa pele com a niacinamida

Essa não é a primeira vez que falo aqui com você sobre a niacinamida. 

Hoje venho te contar sobre os benefícios que essa vitamina pode proporcionar para a saúde da sua pele.

Para quem ainda não sabe, a niacinamida – ou nicotinamida, como também é conhecida – é uma forma da vitamina B3 ou niacina. Essa vitamina é necessária para a saúde geral do nosso organismo, com ênfase na saúde da pele, do intestino e do sistema nervoso. Além disso, ela também atua no nosso metabolismo e na produção de energia.

Então, se você quer uma pele bonita, saudável e jovial… aqui está a o que você procura! Ao fazer o uso da niacinamida você vai perceber o quanto a sua pele vai reagir positivamente.

Você já ouvir falar em pelagra?

Antes de irmos ao ponto dos benefícios da niacinamida para a sua pele, vamos entender o que a sua deficiência pode provocar no organismo.

Quando nosso corpo está deficiente da vitamina B3 nós desenvolvemos uma condição chamada de pelagra. Os sinais e sintomas dessa doença podem incluir dermatite, inflamação da pele, diarreia e até distúrbios mentais – alguns desses distúrbios incluem confusão mental, depressão e psicose. E isso é tão grave que, se não corrigida, a pelagra pode chegar a ser fatal.

Se a deficiência não for corrigida com uma suplementação de vitamina B3, a pelagra pode ser fatal.

Por isso, é muito importante que você procure seu médico e avalie como estão os seus índices de vitamina B3 e, se necessário, faça uma suplementação adequada.

A niacinamida na indústria dos cosméticos

Por não apresentar efeitos colaterais desagradáveis, mesmo quando em dosagens mais altas, a niacinamida é amplamente utilizada na indústria de cosméticos para a pele. Ela apresenta resultados muito satisfatórios e traz efeitos muito importantes no tratamento de acnes, eczemas e psoríase, e também atua na prevenção contra o envelhecimento da pele.

Benefícios da niacinamida 

Agora que você já sabe que a niacinamida, ou vitamina B3, é realmente benéfica para a sua pele, veja como ela atua nas seguintes situações:

  • Acne: já sabemos que um dos principais causadores da acne são micróbios como as bactérias, mais especificamente a Propionibacterium acnes, que provoca o aumento do sebo na pele, formando os famosos cravos. 

Nesse sentido, uma pesquisa descobriu que uma aplicação tópica de niacinamida ajudou a reduzir os níveis de sebo e a proteger a barreira natural da pele, podendo até ajudar a prevenir o crescimento da bactéria Propionibacterium acnes.

 

  • Eczema e Psoríase: o eczema é um problema crônico que deixa a pele seca, rachada, grossa e com coceira, causando um conjunto de lesões, inchaços e descamação geralmente na parte traseira do joelho ou na parte interna dos cotovelos.  

A psoríase também é uma doença que capaz de deixar a pele seca, elevada, com escama e com coceira. No entanto, ela também pode aparecer no couro cabeludo. Tanto o eczema quanto a psoríase estão ligados a um aumento da inflamação.

Diante desses dois quadros, pesquisas mostraram que pessoas que utilizaram a niacinamida, fosse por conta própria ou em conjunto com outros tratamentos de pele, tiveram mudanças positivas na aparência da pele.

 

  • Envelhecimento da Pele: pesquisas indicam que a niacinamida também é capaz de proteger a pele contra a radiação ultravioleta (UV), o que pode leva-la a atuar como um agente de combate ao envelhecimento da pele.

Há estudos que também comprovam a niacinamida também age na redução do envelhecimento da pele graças ao seu potencial em reduzir os danos causados pelos radicais livres e inflamações. Ela ainda atua na melhora da hiperpigmentação inibindo que as melanossomas, organelas que produzem a melanina, que é o pigmento que produz a cor dos olhos e da pele, sejam transferidas para as células da pele.

Viu só quantos benefícios a niacinamida é capaz de proporcionar? Ela não só atua na melhora da aparência, como também na saúde e na proteção da sua pele.

Que tal inseri-la na sua rotina e garantir uma pelo mais jovem e sadia? Só não se esqueça de conversar antes com o seu médico!

Supersaúde!

Referência Bibliográfica

Schuchardt JP, et al. Niacin and niacinamide: biochemistry, physiology, and treatment of deficiencies. Nutrition Research, 2016.

Kim JE, et al. Nicotinamide treatment reduces the levels of oxidative stress, apoptosis, and PARP-1 activity in Aβ(1-42)-induced rat model of Alzheimer’s disease. Free Radical Research, 2014.

Schagen SK, et al. Discovering the link between nutrition and skin aging. Dermatoendocrinology, 2012.

Mohammed D, et al. The potential role of niacinamide in prevention of contrast-induced nephropathy in high-risk patients undergoing computed tomography angiography. Journal of the American College of Radiology, 2013.

Li Y, et al. The role of niacinamide in acne treatment. Skin Appendage Disorders, 2017.

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >