Rúcula: Fibras, Vitaminas e Proteção Contra o Colesterol

Se você é uma daquelas pessoas que gosta de uma salada de rúcula, saiba que este é bom hábito alimentar. A rúcula (Eruca sativa) é um dos vegetais crucíferos, como o brócolis e a couve-flor.

Esse tipo de vegetal, também chamados vegetais verde-escuros, contêm um tipo de sulforafane, que é um agente altamente protetor de diversos tipos de câncer e redutor de risco de malignidade.

Originária do Mediterrâneo e da Ásia Central, a rúcula é conhecida em alguns locais como mostarda-da-pérsia. Na antiguidade, era usada como afrodisíaco, e hoje é muito apreciada em saladas, refogados e até em pizzas…

Além de ter muitas fibras que ajudam na sua saúde intestinal, a rúcula contém muitas vitaminas lipossolúveis, ou seja, aquelas que necessitam de gordura para serem assimiladas, como A e K. Por isso, apreciá-la com um azeite de qualidade faz toda a diferença.

Também tem vitaminas C, B1, B2, B5, B6 e é rica em minerais como cálcio, magnésio, ferro, fósforo, potássio, manganês, zinco e cobre.

É claro que, sendo assim, tem muitos benefícios. Veja alguns eles:

Benefícios da rúcula

  • Tem função antioxidante e desintoxicante;
  • Melhora o colesterol bom e reduz o colesterol ruim (mas lembre-se do que sempre falo, nem sempre o colesterol é ruim. Ele também tem funções importantes no seu corpo. Clique aqui para saber mais.)
  • Evita depósito de colesterol nas artérias;
  • Reduz a pressão arterial, sendo ótima para sua saúde cardiovascular;
  • Melhora o fluxo sanguíneo;
  • Reduz inflamação;
  • Alivia úlcera gástrica;
  • Protege contra câncer de pele, pulmão e próstata.

Certamente, colocar a rúcula no seu prato é uma excelente! Se você quiser variar, uma opção é usá-la em smoothies verdes, criando verdadeiros sucos detox que turbinam a sua saúde.

Lembre-se de sempre usar um processador ou liquidificador potente que mantenha todas as folhas bem trituradas, sem necessidade de coar. Dessa forma você consome todas as fibras, vitaminas e minerais. Para ver algumas dicas de receitas e como prepará-las, é só clicar aqui e aproveitar.

Um brinde e Supersaúde!

Referências bibliográficas:

https://www.drrondo.com/20-dicas-reduzir-risco-cancer-prostata/
https://www.drrondo.com/homem-tambem-tem-osteoporose/
Livro Muito Além dos Super Alimentos: Mude sua Vida Com Supernutrientes

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




























               Clique aqui para saber mais detalhes >




 
close-link
close-link