Muito parecida com a acne, a Rosácea é uma enfermidade que acomete a pele do rosto, causando vermelhidão nas bochechas, nariz, testa e/ou queixo. Trata-se de um processo crônico progressivo, com períodos de exacerbação seguidos de remissão.
Dados da National Rosacea Society apontam que 75% das pessoas com Rosácea sentem alteração de autoestima com essa condição e sofrem com o impacto causado em suas carreiras profissionais.
A Rosácea acontece com maior frequência nas mulheres do que nos homens, especialmente na faixa dos 30 a 60 anos.
Como forma de tentar amenizar o problema, a indústria cosmética, nos últimos sete anos, aumentou em 35% os produtos para tratamento da Rosácea, mas infelizmente, eles não resolvem a base da situação.
Muitas pessoas ainda desconhecem a causa da Rosácea e acreditam que os fatores que a desencadeiam sejam desconhecidos. Mas as coisas não são bem assim. Existem situações que podem ser as reais causadoras desse mal, como apontam algumas teorias. Vejamos:
- A primeira teoria indica que a Rosácea é resultado da excessiva sensibilidade dos vasos sanguíneos da face.
- Outra teoria sugere que o problema é causado pelos ácaros (Demodex Folliculorum) que vivem naturalmente na nossa pele. Os indivíduos com Rosácea apresentam mais desses ácaros do que pessoas sem o problema.
- Fatores genéticos (histórico familiar) também são indicados como possíveis causas.
- A Rosácea também pode estar associada à baixa acidez estomacal, com consequente infecção pela bactéria Helicobacter Pylori (veja o meu artigo “Pare de cobrir a sua Rosácea”). Cerca de 2/3 dos indivíduos com Rosácea são, na verdade, infectados com a bactéria Helicobacter Pylori, uma causa comum de pouca acidez estomacal, e também a causa de úlcera gástrica e duodenal. Um teste para anticorpos para esta bactéria pode te dizer se você tem o problema. Em caso de positivo, saiba que existem diversas estratégias naturais para isso.
- A má função do sistema imunológico pode também ser uma das causas da doença.
Essa última indicação vem de um estudo recente realizado na Universidade da Califórnia e conduzido pelo doutor Richard Gallo.
Nosso sistema imunológico produz proteínas e antibióticos para combater as doenças e nos deixar saudáveis. Conforme a presença de bactérias lesivas, o nosso sistema imune entra em ação, sendo estimulado tanto por irritação quanto por infecção.
Durante o estudo, os pesquisadores observaram que na ação do sistema imune há a produção de uma proteína chamada Cathelicidina, que tem ação antimicrobiana e pró-inflamatória. Essa proteína poderia ser a causadora de Rosácea em certos indivíduos. Fato é que alguns dos sintomas da Rosácea, como a inflamação da pele e o aumento dos vasos sanguíneos, estão associados a essa proteína.
Os estudos mostram ainda que os indivíduos que apresentam a Rosácea têm uma concentração anormal de Cathelicidina na pele, o que pode cronicamente não inibir o crescimento bacteriano, mas estimular os sintomas da Rosácea pela sua ação pró-inflamatória.
[divider]
Tratamento para Rosácea
Particularmente, eu parto do princípio de que prescrever antibióticos e cremes só piora a situação. O certo seria cortar o mal pela raiz, tratando o problema em suas causas de base.
Mas como fazer isso?
Um dos passos fundamentais para tratar a Rosácea é fazer uma bela mudança nutricional e tentar controlar o estresse. E pode apostar! São raros os pacientes que não melhoram rapidamente com essas mudanças. Sendo assim, tome nota dessas dicas:
1) – Alimente-se de acordo com o seu tipo metabólico.
Consumir os alimentos certos para o seu tipo metabólico é a sua melhor defesa contra a Rosácea. Conforme fortifica o seu corpo com os nutrientes que precisa, o seu sistema imunológico se torna o mais apto possível para fazer a sua parte.
2) – Teste sua alergia alimentar.
Procure fazer um teste de alergia alimentar, pois há alimentos que são inadequados para você e isso pode comprometer o seu sistema imunológico, desencadeando o problema.
3) – Evite açúcar e grãos
Procure normalizar a sua sensibilidade à insulina reduzindo a ingestão de açúcar, pão, massa, arroz, milho e batata para uma melhor saúde de forma geral.
4) – Elimine gordura trans e alimento processado.
As pessoas não entendem que a maior concentração de ômega 6 está na pele. Então, se você consome muito alimento processado, acaba saturando o seu nível de ômega 6 o que predispõe o risco de Rosácea e até mesmo o de câncer de pele. Procure usar somente fontes saudáveis desse ácido graxo como semente ou óleos de girassol, gergelim e abóbora, prensados a frio.
5) – Corrija os seus níveis de vitamina D.
Como o sol pode ser um potencializador da Rosácea, prefira a exposição só nos extremos do dia para captação da vitamina D ou a reposição com suplementos.
6) – Faça exercício.
Mas atenção! Não vá fazer exercícios exposto ao sol, principalmente em dias muito quentes. Lembre-se que o exercício estimula o seu sistema imunológico.
Agora que você já sabe quais são as possíveis causas da Rosácea eu volto a te perguntar: será que você precisa mesmo se submeter a medicamentos para se ver livre desse problema? Pense bem! A resposta é bem mais simples do que você imaginava.
[divider]
Referências Bibliográficas:
– Rosacea.org
– WebMD
– National Institute of Arthritis and Musculoskeletal and Skin Diseases, Common Skin Ailment Might Be Caused By Immune Response
– Journal Family Practice March 2003;52(3):183-4
– Helicobacter Pylori Strikes Again: This Time It’s Rosacea”, Baker, Barbara, Family Practice News, September 1, 1994; 6.
Tive acne rosácea por mais de vinte anos. Usava cremes e antibióticos (este último, após alguns meses, só fazia piorar a rosácea). Meu ortomolecular insistia, há cerca de um ano, que eu deveria excluir o glúten da minha alimentação. Finalmente o fiz, desde janeiro/14, a acne rosácea sumiu completamente. Minha pele e cabelo estão ótimos.
Bom dia!
Achei esclarecedor as informações acima. A questão é colocar em prática essas dicas. Também acredito que combatendo as causas seja o caminho da solução.
Tenho rosácea e estou no periodo bem complicado sinto muita coseira no rosto é como se tivesse sendo picada por varios insetos é horrivel meu medico me receitou tetraciclina e estou usando protetor porem ainda assim ta dificil.
Tenho rosácea, o que me deixa bastante aborrecida. Procurei ajuda com esteticistas e dermatologistas, sendo que o último me passou o tratamento a base de metronidazol creme para passar e filtro solar e ivermectina para tomar um por semana por 4 dias. Não obtive resultado. Um alergista me passou azitromicina por 7 dias, mais cortizona, ficou bom uns tempos, mas voltou tudo de novo. Gostaria de compartilhar com outras pessoas que tem o problema algumas dicas.Abraços
também estou na mesma situação. Segundo meu dermatologista isso está ocorrendo devido algum problema emocional, devo fazer tratamento para controlar minha ansiedade e algo mais…
Oi tudo bem! meu nome é Gerlane e comecei um tratamento com cloridato de doxicilina, protetor solar FP 30, sabonete dermotivin, e azelan, se eu ficar melhor comentarei aqui.
Gostei das dicas dotor vo colocar em pratica pois estou com esse ploblema brigado
tenho rosacea é muito constrangedor qdo ela ataca ja reprei tbm que comidas quentes tbm ataca tipo cafe sopas e tbm frios enfim achei otima suas dicas dr.
A Rosácea apareceu em mim devido a uma época de stress. Consultei dermatologistas que me encheram de variados produtos, antibióticos, cremes, etc. De nada adiantaram, só gastei sem ver resultado algum, pelo contrário, aumentaram o tamanho das pústulas e o tempo para que desaparecessem. Larguei tudo. Parei de comer pães integrais que tem alto teor de sódio. Minha pressão diminuiu. Problemas estomacais sumiram, a auto estima voltou. E quando ainda, no começo deste simples tratamento, aparecia alguma manchinha vermelha, eu usava um pouquinho de pomada de bebê no local. Passei a fazer o pão integral em casa com pouquíssimo sal, açúcar e gordura. Uso produtos orgânicos. Lavo a pele duas vezes por dia com sabonete apropriado e uso protetor solar especial para o rosto.
EU TENHO ROSACEA A MAIS DE CINCO ANOS EU USO REMEDIO TODOS OS DIA A NOITE
EU ME SINTO, PRA BAIXO DEPRESIVA COM ISSO
EU TRABALHO EM UMA FIRMA . FICO COM MUITA VERGONHA DO MEU ROSTO
Obrigada Dr.Rondo , pelos seus esclarecimentos ,já tentei vários métodos para acalmar o vermelhidão no rosto, não obtive sucesso, mas vou continuar buscando soluções para a rosácea incluindo suas dicas são de grande valia.abracos.
Dr. vou seguir as suas dicas, obrigada.
Tenho um grande prazer em receber alguma indicação sobre meu problema de acne rosácea pelo Dr. Rondó.
Vou seguir novamente os conselhos do Dr.