Como a Ressaca Prejudica o seu Trabalho

O excesso do consumo de bebidas alcoólicas, de fato, traz inúmeros prejuízos para a saúde que conhecemos bem. Dentre os efeitos físicos desse abuso, a ressaca às vezes é vista apenas como um efeito colateral desagradável, e muitos nem dão a devida importância a ela.

Mas saiba que por si só, ela é um problema a se considerar. A ressaca ocorre pelo fato do álcool desencadear uma resposta inflamatória no seu intestino, rins, pâncreas e fígado, gerando radicais livres na tentativa de neutralizar a toxicidade.

Na tentativa de decompor o álcool em água e dióxido de carbono, seu corpo passa a produzir acetaldeído. Mas isso tem um custo: a formação de um subproduto venenoso do álcool, que é cerca de 30 vezes mais tóxico, agredindo seu sistema nervoso central e provocando os sintomas da ressaca. Quem teve, sabe como é!

A ressaca e o seu trabalho

Se ter ressaca é ruim, trabalhar de ressaca é pior ainda. Infelizmente, com o isolamento social devido ao COVID-19, muitas pessoas acabam passando da conta em casa. Por estarem trabalhando em home office, acabam relaxando e bebendo um pouco mais…

Agora veja… Segundo um estudo recente, feito na Universidade de Bath, no Reino Unido, a ressaca prejudica ativamente o seu desempenho no trabalho. E não é só pela dor de cabeça ou sensação de fadiga… Muitas das habilidades necessárias no serviço do dia a dia são diretamente prejudicadas.

Os pesquisadores avaliaram 35 homens, com idades entre 18 e 30 anos, que relataram ter tido uma ressaca pelo menos uma vez no mês anterior à pesquisa. Nesse período, quando estavam nesse estado, passaram por medições para avaliar o desempenho cognitivo. Os resultados mostraram que, durante a ressaca, os voluntários:

  • Tinham menor capacidade para reter informações nas memórias de curto prazo, como guardar um número de telefone enquanto faziam outra atividade;
  • Apresentavam dificuldades para mudar o foco de atenção de uma tarefa para outra;
  • Tinham dificuldades para se concentrar em um objetivo específico.

Então, é importante ficar atento nesse período de isolamento e home office. Não é porque você está trabalhando de casa que deve adotar hábitos ruins para a saúde. E se você já estiver passando por uma ressaca, vale a pena conferir algumas dicas para sair dessa. É só clicar aqui e conferir. Supersaúde e cuidado com os excessos!

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

close-link
close-link