Respire Melhor e Hidrate sua Pele com o Óleo Essencial de Immortelle

O óleo essencial de immortelle é extraído da planta Helichrysum italicum, originária da região mediterrânea. Por conta disso, em alguns locais pode ser encontrado com o nome de óleo essencial de helicrhrysium. Por não ser tão facilmente encontrado, é considerado caro, mas pode ser guardado por longos períodos sem se deteriorar.

As tribos africanas antigas já utilizavam a planta para diversos fins medicinais, como no tratamento e cicatrização de feridas, febre e tosse, por exemplo. Em alguns países da Europa, como Espanha, Portugal e Itália, os usos geralmente são voltados para condições de saúde como resfriados, problemas de pele, alergia e até insônia. Mas o que a ciência tem a dizer sobre este óleo essencial?

Propriedades do óleo essencial de immortelle

Atualmente, os usos do óleo essencial de immortelle variam entre cosmético e medicinal. Ele é conhecido por ajudar na hidratação da pele, evitando rachaduras e mantendo-a suave e macia. As pesquisas que analisaram o óleo essencial de immortelle também chegaram a conclusões interessantes.

As principais propriedades são a anti-inflamatória e antimicrobiana. Em testes de laboratório, seus compostos foram eficazes contra bactérias, como a Staphylococcus aureus e fungos como Candida albicans. As principais formas de uso são:

  • Na aromaterapia: pode ser colocada em difusores ou no vapor do seu banho. Acredita-se que pode auxiliar a amenizar os sintomas de problemas respiratórios, dores de cabeça e enxaqueca.
  • Uso tópico: para hidratar e melhorar condições de pele, como alergias e cicatrizes, deve ser bem diluído em um óleo carreador ou loção, transformando-o em um creme de massagem.
  • Uso interno: bem diluído em líquido (somente com orientação profissional)

Cuidados no uso dos óleos essenciais

Sempre é importante frisar que essas informações são apenas subsídios para que você conheça o óleo essencial e converse com o seu médico sobre a possibilidade de usá-lo. Nunca faça nada por conta própria, mesmo se tratando de produtos naturais, nem substitua tratamentos que já esteja fazendo.

Procure por um profissional de saúde especializado nesse tipo de intervenção natural para evitar riscos. Agindo com responsabilidade você poderá desfrutar dos benefícios do óleo essencial de immortelle – e também de outros óleos – sem problemas. Supersaúde!

Referências bibliográficas:

  • J Ethnopharmacol. 2014;151(1):54-65. doi: 10.1016/j.jep.2013.11.005. Epub 2013 Nov 14.
  • Essential Oils: A Handbook for Aromatherapy Practice, Jennifer Peace Rhind, p. 148
  • Helichrysum oil can offer heaps of health benefits. Mercola.com
< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

close-link
close-link