Bem-Estar

Respire Ar Puro, Viva Melhor e com Mais Saúde!

Certamente você já ouviu o seguinte conselho: “Saia de casa, dê uma volta, caminhe, respire um pouco mais de ar puro!” Pois é… Se você soubesse o quanto esse conselho é valioso, sairia de casa agora mesmo para renovar um pouco o oxigênio dos seus pulmões!

De fato, nós evoluímos em meio à natureza e precisamos de ar puro para termos um pleno funcionamento do nosso organismo. Respirar um ar saudável faz toda a diferença entre a doença e a saúde… E de algumas formas que você talvez nem imagine!

Ar puro e saúde respiratória

Todos sabemos o quanto as árvores são importantes, não é mesmo? Você aprendeu lá atrás, nos seus anos de escola, que elas fazem a fotossíntese, liberando oxigênio na atmosfera… Saiba que, nesse processo, elas literalmente salvam vidas e nos auxiliam em uma boa saúde.

Para ter uma ideia, uma pesquisa simulou esse impacto positivo nos Estados Unidos durante 1 ano. As simulações dos pesquisadores concluíram que as árvores foram responsáveis por removerem 17,4 toneladas de poluição do ar no país!

Isso equivaleu a salvar 850 vidas e evitar 670.000 sintomas agudos de problemas respiratórios. Então, da próxima vez que estiver em uma praça ou parque, seja grato pelas árvores que lhe cercam!

Imunidade, felicidade e prevenção de doenças

Quando você sai de casa e vai dar uma volta ao ar livre, além de respirar ar puro, certamente estará:

  • Movimentando seu corpo;
  • Tomando um pouco de sol;
  • Entrando em contato com a natureza.

No primeiro caso, você tem o benefício dos exercícios e de estar em um ambiente aberto, com menor concentração de germes e bactérias causadores de doenças.

Durante o dia, estar ao sol também é um “extra” que irá aumentar seus níveis de vitamina D e trazer uma série de consequências vantajosas para você, como já comentei em outro post.

E tem mais: só o fato de estar em contato com a natureza, segundo pesquisa, aumenta sua sensação de energia e bem estar durante o resto do dia. É como se seu corpo recarregasse as baterias ao entrar em seu meio natural de evolução.

Muita gente acha que ficar em casa é mais seguro, um local com menos poluição… Porém, não é bem assim que acontece. A poluição de interiores é cada vez mais crescente, com a presença de muitos produtos químicos nocivos, dos produtos de construção das moradias até os produtos de limpeza e cosméticos que usamos.

Então, lembre-se sempre de ter um encontro marcado com o ar puro. Procure um local com muito verde e, pelo menos alguns minutos por dia respire fundo. Você só tem a ganhar!

Referências bibliográficas:

  • Environmental Pollution. Volume 193, October 2014, Pages 119-129
  • Journal of Environmental Psychology. Volume 30, Issue 2, June 2010, Pages 159-168
  • Nature Boosts Self-Evaluation of Vitality. Scientific American. 8. Jun. 201
  • Environmental Health Perspectives May 21, 2013
  • Arch Intern Med. 2012;172(3):219-227
  • US EPA Science Matters June-July 2012
  • Prevenção: A Medicina do Século XX. Editora Gaia 2000 – 2ª Edição
  • Clinical Toxicology, 1991;29(3):315-374
  • https://www.drrondo.com/poluicao-de-interiores-o-perigo-dentro-da-sua-casa/

 

 

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER
close-link