Estética

Resgatando sua Beleza com o Ácido Hialurônico

Quando se fala a palavra ácido, muitas pessoas já deixam de se interessar pelo assunto. Eu estou me referindo ao ácido hialurônico, um produto completamente natural que também tem uma excepcional ação hidratante para sua pele.

Ele pode absorver até 1.000 vezes o seu peso em água, agindo como uma esponja e absorvendo-a. Isso dá firmeza, elasticidade e flexibilidade à pele para reduzir o aparecimento de rugas.

Na juventude você tem abundancia de ácido hialurônico em vários tecidos do corpo, como a pele, as articulações e até mesmo os olhos, fornecendo hidratação, amortecimento e suporte.

Conforme envelhecemos, os níveis de ácido hialurônico começam a diminuir, causando uma pele seca e flácida.      

É por isso que você notará que muitos produtos para a pele o incluem como um ingrediente.

Mas os seus benefícios não param por aí…

Benefícios do ácido hialurônico

Veja alguns exemplos de problemas relacionadas a queda na produção de ácido hialurônico:

1. Fibromialgia. Muitas vezes esta condição apresenta variações significativas do nível de ácido hialurônico no sangue, o que auxilia no diagnóstico da fibromialgia. Acredita-se que normalizar o ácido hialurônico possa proporcionar cura e alívio dos sintomas.

2. Osteoartrite. Segundo os estudos, o ácido hialurônico pode ser usado para aliviar os sintomas dessa condição inflamatória.

3. Olhos Secos. Neste caso, as pesquisas sugerem que o ácido hialurônico   tem o potencial de ajudar a aliviar os olhos secos, de acordo com publicação na revista da American Academy of Optometry.

4. Glaucoma. A deficiência de ácido hialurônico a nível ocular pode aumentar o risco de desenvolver glaucoma primário de ângulo aberto, segundo artigo na revista médica Molecular Vision.         

Como aumentar sua produção de ácido hialurônico

A melhor maneira é através de sua dieta. Há vários alimentos conhecidos que são boas fontes de ácido hialurônico, ou ajudam a aumentar sua produção: 

  • Carne vermelha de gado a pasto. A maioria das carnes de gado, como carne bovina, peru, porco, cordeiro e frango, contém altos níveis de ácido hialurônico. Você pode fazer um caldo dos ossos, cartilagem e ligamentos para obter essa substância. Dê atenção especial aos miúdos, pois são a melhor fonte de ácido hialurônico, como rim, fígado e coração.
  • Alimentos ricos em vitamina C. O ácido ascórbico é essencial na produção de ácido hialurônico. Exemplos: pimentões vermelhos, amarelos e laranja, frutas cítricas e ervas como salsa e coentro.
  • Alimentos ricos em magnésio. Este mineral é cofator na síntese de ácido hialurônico. Exemplo: banana, maçã, abacate, tomate, melão, pêra e pêssego.
  • Glucosamina. A suplementação com glucosamina também aumenta a produção natural de ácido hialurônico. A literatura recomenda 500 mg de duas vezes ao dia.

Então, se você quer resgatar a sua beleza de bons tempos atrás, que tal dar uma chance a esse ácido? Hora de recuperar sua jovialidade!

Referências bibliográficas:

  • John HE and Price RD. “Perspectives in the selection of hyaluronic acid fillers for facial wrinkles and aging skin.” Patient Prefer Adherence. 2009; 3: 225–230
  • SF Gate, “Hyaluronic Acid Foods”
  • Medscape, “New Developments in the Management of Fibromyalgia Syndrome,” December 2017
  • Science Direct, “A Metabolic Basis for Fibromyalgia and Its Related Disorders: The Possible Role of Resistance to Thyroid Hormone,” August 2003
  • U.S. Patent Office, “Hyaluronic Acid Nutritional Supplements and Methods of Using the Same” May 18, 2001
  • Clinical Cases in Mineral and Bone Metabolism, 2016 May-Aug;13(2):131-134
  • American Academy of Optometry, “Hyaluronic Acid in the Treatment of Dry Eye” 2002
  • Cosmedica Skincare, “10 Benefits of Hyaluronic Acid”
  • Molecular Vision, 2012;18:1175-1181
  • The Fountainhead, “Magnesium Is a Must”
  • www.drrondo.com/escargot-o-segredo-da-beleza-francesa/
< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *