Prevenção

Remover o Chumbo da Água é Mais Difícil do que se Pensava

Se tem algo que sempre comento aqui no site é sobre a poluição da água por metais pesados. Um dos principais é um chumbo, que é extremamente tóxico e muitas vezes encontrado na água que bebemos, graças à poluição ambiental e até os próprios canos pelos quais o precioso líquido chega às nossas casas.

Por causa disso, em alguns países existe uma recomendação de saúde para minimizar o impacto do chumbo. Seria simplesmente abrir as torneiras e deixar a água correr por até 2 minutos. Isso supostamente levaria embora a água contaminada que estava parada a algum tempo no cano.

Será que isso realmente funciona? Segundo um estudo publicado nos Estados Unidos, não. Os pesquisadores avaliaram a água de centenas de casas no sul daquele país durante 2 anos.

O que eles descobriram é que os níveis de chumbo continuavam na água, mesmo depois de deixar a torneira aberta. E olha que eles testaram até 6 minutos disso! E o pior… Em alguns casos, depois desse período havia ainda mais chumbo nas amostras coletadas.

Os pesquisadores fazem uma conclusão óbvia: quando não for possível economicamente substituir os encanamentos antigos, o ideal seria investir em filtros certificados para a água. Já eu digo que isso é o que você já deveria ter feito a muito tempo!

Perigos do chumbo

Segundo um estudo publicado em 2006, mesmo níveis baixos de chumbo no sangue, entre 3,6 e 10 mcg por decilitros, foram associados com 25% mais risco de morte por qualquer causa, 55% mais risco de morte por doença cardiovascular, 89% maior de ataque cardíaco, além de 3 vezes mais risco de morte por derrame.

Para evitar esse tipo de contaminação, evite sempre beber ou cozinhar com água da torneira. Além disso, mesmo os filtros convencionais de água não garantem a remoção de metais pesados. O ideal é o filtro de osmose reversa, capaz de retirar esses poluentes de forma eficaz.

Se você acha que pode estar contaminado com chumbo, converse com seu médico e peça um exame de cabelo, capaz de identificar esses metais.  Lembre-se, até uma pequena dose de chumbo pode matar, como já comentei em outro post. Clique aqui para saber mais. Fique atento à sua saúde e previna-se!

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 300 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER
close-link

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 300 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre saúde e alimentação!
Conquiste uma super saúde agora!
(É GRÁTIS)
QUERO RECEBER
close-link