Bem-Estar

Relaxe com o Poder do Óleo Essencial de Lavanda

A lavanda é uma flor cultivada há séculos na Europa, Ásia e África. Ela até pode ser usada com finalidade ornamental, mas a maior parte de sua cultura é voltada para a produção do óleo essencial de lavanda.

Existem diferentes espécies da flor, e cada uma delas resulta em um tipo de óleo essencial também diferente. Por suas características únicas, eles atendem a variados objetivos.

Aquela conhecida como lavanda inglesa, por exemplo, tem um cheiro mais adocicado, sendo muito usada para fragrâncias de perfumes, sabonetes e cosméticos em geral. Já a lavanda holandesa tem um nível maior de terpenos, uma substância volátil que tem ação antifúngica e antimicrobiana.

Combate a micro-organismos

Um estudo australiano analisou o uso do óleo essencial de lavanda para o combate de protozoários causadores de doenças como giárdia e tricomoníase.

No laboratório, os cientistas concluíram que uma solução de 1% de óleo essencial de lavanda foi capaz de simplesmente eliminar os micro-organismos perigosos.

Óleo essencial de lavanda e relaxamento

O cheiro do óleo essencial de lavanda é comumente conhecido como relaxante, sendo muito utilizado na aromaterapia. E recentemente, uma nova pesquisa comprovou esse fato.

Os cientistas expuseram ratos de laboratório ao cheiro do linalol, substância responsável pelo aroma do óleo essencial de lavanda. Eles concluíram que o aroma agradável funcionava, nos animais, como um gatilho olfativo para o relaxamento.

Os resultados foram tão bons que os pesquisadores já estão pensando em como utilizar o processo no tratamento da ansiedade. Isso poderia inclusive ser uma alternativa futura às drogas químicas voltadas para esse objetivo.

Segundo um dos pesquisadores:

“Esses achados, no entanto, nos aproximam do uso clínico do linalol para aliviar a ansiedade – na cirurgia, por exemplo, onde o pré-tratamento com ansiolíticos pode aliviar o estresse pré-operatório e assim ajudar a colocar os pacientes sob anestesia geral de forma mais suave.

O linalol vaporizado também pode fornecer uma alternativa segura para pacientes com dificuldades de administração oral ou supositório de ansiolíticos, como lactentes ou idosos confusos.”

Mais uma vez, é a ciência moderna confirmando efeitos conhecidos pela sabedoria popular. Então, se você anda estressado e precisando relaxar, que tal contar o maravilhoso aroma do óleo essencial de lavanda? Aproveite!

Referências bibliográficas:

  • Antiparasitic activity of two Lavandula essential oils against Giardia duodenalis, Trichomonas vaginalis and Hexamita inflata.Parasitology Research. November 2006, Volume 99, Issue 6, pp 722–728
  • Linalool Odor-Induced Anxiolytic Effects in Mice. Front.Behav. Neurosci., 23 October 2018.
  • https://www.drrondo.com/oleos-essenciais/
< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *