Alimentação

Reduza o Risco de Diabetes com Chocolate

Nesta época do Dia dos Namorados, todos os anos se gasta muito com chocolate para presente. Isso é motivado pela data e induzido também por uma série de artigos sobre os benefícios do chocolate para a saúde.

Porém, aqueles doces de chocolate comerciais que você encontra nas prateleiras de seus supermercados com adição de açúcar, gordura e calorias, não são uma escolha saudável.

Mas há um ingrediente no chocolate escuro que eu considero ser um superalimento.

Trata-se do cacau – componente rico em antioxidantes chamados flavonoides, presentes também em frutas, legumes, chá e vinho.

E esses flavonoides podem reduzir o risco de uma série de doenças graves, como: Doença cardiovascular, Hipertensão, Acidente vascular encefálico,  Inflamação, Demência, Depressão e Câncer.

Mas o cacau contém também polifenóis, outro tipo de antioxidante que pode melhorar a resistência à insulina, regulando melhor o açúcar no sangue.

Isso está claro em um grande estudo com mais de 900 pessoas que mostrou que os que consumiam chocolate amargo pelo menos uma vez por semana tinham uma menor prevalência de diabetes. Além disso, apresentavam uma menor perspectiva de desenvolver a doença até cinco anos mais tarde.

E não fica só aí, pois outro estudo publicado no Journal of American College of Cardiology descobriu que o cacau melhora significativamente o fluxo sanguíneo em pessoas que sofrem de diabetes tipo 2.

Os pesquisadores dividiram os diabéticos em dois grupos: um que comeu cerca de 1.000 mg de cacau 3 vezes ao dia durante quatro semanas, e outro que consumiu baixo teor de cacau, cerca de 25 mg.

No final do período, a circulação do grupo de cacau superior melhorou de “severamente debilitado” para normal, enquanto a do outro grupo permaneceu inalterada.

O motivo dessa melhora é creditado na capacidade do cacau em acelerar a produção de óxido nítrico (NO), fazendo com que os vasos sanguíneos se relaxem e se abram, melhorando a circulação.

Com isso, diminui a pressão sanguínea e melhora o aporte de oxigênio e outros nutrientes à célula.

Dicas para você encontrar o chocolate certo

  • Verifique a porcentagem de cacau. As empresas de doces estão cientes de que o chocolate amargo oferece benefícios para a saúde. Alguns produtos chamados de “escuro”, na verdade, contêm apenas 30% de cacau. Para obter benefícios de saúde antioxidante, escolha uma barra que contenha 70% de cacau ou mais.
  • Cuidado com os ingredientes extras. Evite barras com ingredientes adicionados como caramelo, licor, e recheios com sabor de frutas que vão piorar os níveis de açúcar no sangue.
  • Evite barras rotuladas sem açúcar. Eles normalmente contêm adoçantes artificiais perigosos ou outros aditivos químicos.

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER
close-link