Bem-Estar

Redes Sociais podem Reduzir a Depressão em Idosos

Quase sempre, o que difere o remédio do veneno é a dose. E isso vale para muitas coisas: excessos frequentemente costumam nos prejudicar. Por outro lado, moderação traz benefícios. Será que com as redes sociais também é assim?

Já falamos por aqui de várias notícias ruins relacionadas ao uso das redes sociais. Que elas podem causar dependência, atrapalhar relações reais, gerar sensação de abandono e solidão e até influenciar negativamente a saúde das pessoas.

Mas diante de tudo isso, será que elas não têm nada de bom? Olha, parece que sim… E já estava na hora de dar uma boa notícia sobre esse assunto!

Redes sociais e depressão em idosos

Uma pesquisa da Universidade de Michigan analisou cerca de 3400 pessoas com mais de 65 anos que usavam as redes sociais ou a internet com frequência.

Eles descobriram que aqueles que sentem dores, pelos mais diversos motivos, acabavam saindo menos de casa e também interagindo menos com outras pessoas – fatores importantes para uma boa saúde mental.

Segundo os pesquisadores, para esses idosos o uso das redes sociais e o contato com os outros pela internet pode ajudar a preservar as funções cognitivas que seriam prejudicadas pela falta de interação social.

Esses quadros de dores frequentes e o consequente isolamento que causa nos adultos mais velhos podem, inclusive, levá-los à depressão. A interação via internet, nesses casos, pode na verdade ser uma boa ajuda.

Outras pessoas também podem se beneficiar

De acordo com a pesquisadora Shannon Ang, podem haver benefícios para pessoas em outras situações: “Nossos resultados podem ser possivelmente estendidos a outras formas de condições (por exemplo, doenças crônicas, limitações funcionais) que, como a dor, também restringem a atividade física fora de casa”.

Resumindo: é claro que devemos sempre privilegiar o contato face a face. Interagir uns com os outros é importante, nos faz humanos e melhora nossa saúde. Mas quando isso não é sempre possível, as redes sociais podem ajudar.

Se era uma notícia boa que você precisava para o seu dia, acho que essa é um bom exemplo! Usar a tecnologia com sabedoria, evitando excessos, é aquilo que precisamos. Sua saúde agradece!

Referências bibliográficas:

  • Going online to stay connected: Online social participation buffers the relationship between pain and depression. Shannon Ang, MA  Tuo-Yu Chen, PhD. The Journals of Gerontology: Series B, gby109.
  • A scalable online tool for quantitative social network assessment reveals potentially modifiable social environmental risks. Nature Communications volume 9, Article number: 3930 (2018)
  • APA, Stress in America 2017: Technology and Social Media
  • Computer World. December 14, 2015
  • Pediatrics.November 2016
  • Proceedings of the National Academy of Sciences. January 26, 2016
  • APA, Stress in America 2017: Technology and Social Media
  • Computer World. December 14, 2015
  • Pediatrics.November 2016
  • Proceedings of the National Academy of Sciences. January 26, 2016
  • Jornal O Estado de São Paulo. Caderno Metropole A12 . 03/07/17
  • https://www.drrondo.com/amigos-redes-sociais-influenciam-saude/
  • https://www.drrondo.com/saudavel-mundo-virtual/
< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *