Saúde

Este Hospital Usou Realidade Virtual para Reduzir Dores dos Pacientes

Como é que você imagina o futuro? Cheio de tecnologias incríveis, com robôs que realizam tarefas que não gostamos de fazer? Ou com muita realidade virtual, utilizada em diferentes momentos do nosso cotidiano? Pois esse segundo caso já está acontecendo em um hospital francês!

Você já deve ter ouvido falar naqueles óculos de realidade virtual. Já é muito utilizado em jogos eletrônicos, onde o jogador o coloca e “entra na cena” do jogo, como se estivesse participando ativamente da aventura.

Só que os médicos do hospital St. Joseph, na França, tiveram uma ideia ainda melhor. Usar os óculos em pacientes nas suas salas de emergência.

O uso é simples: são transmitidos ao aparelho imagens calmas e relaxantes, como um ambiente nas montanhas por exemplo.

Enquanto o paciente se encontra nesse clima de tranquilidade, observando a paisagem e ouvindo os sons da natureza como se estivesse de férias, os médicos trabalham.

Os resultados mostraram que, enquanto distraídas e relaxadas, as pessoas relatavam menos dores e menos ansiedade. E para quem está passando por uma emergência, isso faz toda diferença, pode acreditar!

O futuro da realidade virtual na medicina

Agora, os estudos desses pesquisadores querem tirar algo a mais da realidade virtual. Os estímulos visuais e auditivos já se mostraram úteis para distrair os pacientes durante o atendimento, mas eles acreditam que em algum tempo, usado como forma de tratamento contínuo, a realidade virtual pode ajudar a reprogramar a forma como o corpo lida com a dor.

É claro que, até chegar a esse ponto, serão necessários novos estudos. Mas os resultados contra dores já são reais, e o que está mais próximo é que esse uso seja feito também por pessoas que sentem dores crônicas.

A expectativa é que assim elas precisem usar menos remédios químicos para dor. Assim, se tem menos efeitos colaterais, que sabemos que é um ganho enorme para a saúde.

É a tecnologia sendo usada para o bem, mudando nossos parâmetros de vida saudável. Realmente uma boa notícia que eu precisava comentar com vocês. Agora, é aguardar que isso se torne uma realidade para todos. Supersaúde!

Referências bibliográficas:

  • Distraction isn’t only way virtual reality might ease pain. Reuters. September, 15. 2017.
  • Pain Medicine, Volume 19, Issue 1, 1 January 2018, Pages 151–159
< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *