Químicos desreguladores endócrinos da testosterona na gestação

Quando se pensa em comprometimento de gestação, logo vem à cabeça uma possível redução de espermatozoides nos homens, levando a queda de fertilidade.

Porém, o problema é mais abrangente, comprometendo futuras gerações de outra forma também.

Segundo a PhD epidemiologista reprodutiva do Icahn School of Medicine Mount Sinai New York, Shanna Swan, que estuda o declínio da concentração de espermatozoides por décadas, podemos ter uma crise de fertilidade num futuro próximo.

Hoje, se observa um declínio da concentração de espermatozoides, entre 50 e 60%, entre 1973 e 2011 e imagina-se que em 2045 a concentração chegue a zero de espermatozoides. 

Recentemente em Novembro de 2022, um estudo de 7 anos de duração, incluindo 6 continentes e 53 países, revela um resultado alarmante.  

As pesquisas do Dr. Swan e colaboradores, encontrou resultados que provocam a elevação da bandeira vermelha em relação a concentração de espermatozoides.

Essa influência no homem, por queda de testosterona, fica exposta também nas consequências dessa queda também no útero materno.

Com tamanha exposição à químicos que alteram hormônios, tem sugerido a preocupação com o comprometimento dos fetos de meninos em formação, durante o período inicial da gestação pela baixa presença de testosterona.

Distância anogentital para exposição à químicos

O pesquisador Dr. Swan e equipe, observaram que as mulheres com alta exposição a químicos que alteram os hormônios durante a gestação, apresentavam uma maior tendência de redução da distância anogenital (AGD).

Ou seja, a distância entre o ânus e a base do pênis era menos, induzida pela baixa testosterona nesse período de formação do feto, persistindo para o resto da vida.

Consequentemente, isso estava ligado a pênis menor, além de fraca qualidade de espermatozoides no futuro.

Com isso, o pesquisador acredita que essa AGD do nascimento é um preditor de comprometimento da função reprodutiva adulta.

Quanto maior à exposição a testosterona no útero, maior é a distância AGD.

Ele comenta:   

  1. “Existem consequências. E acontece que, se um jovem tiver uma AGD mais curta do que o esperado para o tamanho de seu corpo, ele terá uma contagem de esperma menor e terá maior probabilidade de ser infértil. Portanto, isso é, sem dúvida, parte do quadro de declínio da contagem de espermatozóides”.

Caso haja presença de químicos como fitalatos ocupando receptores de testosterona no feto, isso é sinal que ele não produzirá testosterona adequadamente e diz:

  1. “Isso também afeta as células germinativas que se tornarão espermatozoides quando ele for jovem. E assim eles são prejudicados por isso também. Então, quando ele vai tentar ter um filho, ele não vai se sair tão bem. Sua contagem de esperma será menor e ele não será capaz de fazer o trabalho.”

Enquanto muito dano ocorre no período inicial da gestação, quando é crucial o desenvolvimento das células germinativas desse feto, que se tornarão espermatozoides quando um jovem homem, poderão estar comprometidas.

Como consequência esse homem terá no futuro, dificuldades de gerar uma criança pela baixa contagem de espermatozoides e pela maior dificuldade de fazer a sua parte como homem.

E com o feto feminino no útero, Swan explica:

  1. “Um feto feminino, no útero”, explicou Swan, “está cultivando os óvulos que usará para ter seus próprios filhos. Esses produtos químicos também podem chegar às células germinativas.” Um estudo da PLOS Genetics também demonstrou efeitos geracionais de produtos químicos desreguladores de hormônios, com efeitos piorando a cada geração subsequente até que, na terceira geração, alguns dos animais não podiam produzir qualquer esperma.

O que fazer se você quer começar uma família

Os achados do pesquisador Swan, acabam tendo implicação em toda a humanidade

O pesquisador aconselha: caso você queira começar uma família num futuro próximo:  

  1. “Eles devem pensar sobre o que estão permitindo em seus corpos, mesmo agora, em termos de tipo de comida, tipo de bebida, tipo de ar, tipo de produtos que usam em casa, cosméticos que usam . Principalmente, esteja ciente de que tudo isso importa … E então, eu diria, os homens devem armazenar uma amostra de sêmen. Por que não? Não é difícil. Não é particularmente caro. Agora você pode fazer isso em casa com uma amostra enviada pelo correio…

     Se você deseja conceber uma criança nos próximos 10 anos, por que não ter uma amostra que provavelmente esteja OK? Na mesma medida, eu diria que todo homem deveria ter seu esperma testado. Se não for de boa qualidade, ele pode pensar no que fazer para melhorar isso em termos de estilo de vida, exposições e assim por diante.”

 

Referências bibliográficas:

YouTube, After Skool, Endocrine Disruptors — Common Chemicals That Severely Alter Your Hormones, Dr. Shanna Swan January 3, 2023, 0:28

Human Reproduction Update, November-December 2017

Human Reproduction Update November 15, 2022

Environ Health Perspect. 2011 Jul 1; 119(7): 958–963

YouTube, After Skool, Endocrine Disruptors — Common Chemicals That Severely Alter Your Hormones, Dr. Shanna Swan January 3, 2023, 14:00

YouTube, After Skool, Endocrine Disruptors — Common Chemicals That Severely Alter Your Hormones, Dr. Shanna Swan January 3, 2023, 15:00

Children’s Health Defense March 22, 2021

Environmental Health News July 26, 2017

YouTube, After Skool, Endocrine Disruptors — Common Chemicals That Severely Alter Your Hormones, Dr. Shanna Swan January 3, 2023, 17:30

YouTube, After Skool, Endocrine Disruptors — Common Chemicals That Severely Alter Your Hormones, Dr. Shanna Swan January 3, 2023, 37:00

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >