Atividade Física

Quer Melhorar seu Cérebro? Pratique Atividades Físicas!

Quando você pratica atividades físicas, acha que está beneficiando só o seu corpo? Ainda tem muita gente que insiste em afirmar que somos “divididos”, como se as partes do nosso organismo não estivessem totalmente interligadas e não dependessem umas das outras…

Mas as pesquisas recentes mostram exatamente o contrário. Elas afirmam que a velha máxima “corpo são, mente sã” está mais certa do que nunca! Na verdade, quando você se exercita, seu cérebro chega a criar novos neurônios, e os pesquisadores buscam entender o porquê disso.

Treino para o cérebro

Pesquisadores canadenses concluíram que atividades físicas aumentam o tamanho do hipocampo, região do cérebro responsável pela memória verbal e aprendizado. Os resultados, nesse caso, foram melhores para os exercícios aeróbicos do que de resistência ou tonificação dos músculos.

Isso sem falar dos benefícios indiretos, gerados pela melhoria geral da sua saúde. Quando você se exercita, reduz a sensibilidade à insulina, a inflamação e aumenta os fatores de crescimento. Esses aspectos também melhoram as condições do seu cérebro, prevenindo doenças.

Atividades físicas: caminho para uma mente mais jovem

Outros estudos já confirmaram como as atividades físicas diminuem o risco da Doença de Alzheimer e podem diminuir o envelhecimento do seu cérebro em até 10 anos.

Um deles, feito especialmente com pessoas acima de 50 anos, demonstrou os diferentes benefícios de 2 tipos de exercícios.

  • Os exercícios aeróbicos, como corrida, pedalada ou natação, melhoraram as funções cognitivas.
  • Exercícios resistidos, como a musculação ou pilates, melhoraram a função executiva e a memória.

Sem dúvida, resultados incríveis que mostram ainda mais a importância da prática de atividades físicas. Sua saúde integral, corpo e mente, dependem disso! Uma boa sugestão, como sempre digo, são os exercícios supra-aeróbicos, como descrevo no meu livro 20 Minutos e Emagreça.

Neles você se exercita por apenas 20 minutos, mas em uma intensidade que garante todos os benefícios necessários. Ideal até para quem sempre usa a desculpa de que não tem tempo para treinar! Para saber mais sobre este treino, confira este outro post especial. Movimente-se e tenha uma Supersaúde!

Referências bibliográficas:

  • Br J Sports Med Published Online First: 24 April 2017.
  • Regular exercise changes the brain to improve memory, thinking skills. Harvard Health Publishing. 09 April. 2014.
  • The Simple Reason Exercise Enhances Your Brain. Time. April 26. 2017.
  • https://www.drrondo.com/treinando-frustrado-peso-resposta/
< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *