Quer mais Saúde Mental? Basta Fazer Algo Simples…

Realmente, vivemos tempos estressantes. O mundo moderno já nos trouxe muitos afazeres, falta de tempo, trabalho excessivo e outros fatores que ajudam a aumentar o estresse. Com a pandemia, então, as preocupações alcançaram níveis nunca antes imaginados. O que fazer?

Aparecem por aí muitas dicas mirabolantes para redução de estresse. Algumas de fato ajudam, enquanto outras são um tanto quanto duvidosas. Chega a ser difícil distinguir fato de realidade. Mas uma pesquisa feita pela renomada Universidade de Yale, nos Estados Unidos, testou algumas e descobriu que o segredo era mais simples do que se pensava!

As melhores formas de melhorar a saúde mental e combater o estresse

Uma equipe de pesquisadores da universidade fez um estudo com 135 alunos a fim de avaliar técnicas que os ajudassem a manter o equilíbrio mental. Muitos deles viviam períodos estressantes, tanto nas provas e estudos como na parte atlética, já que eram desportistas universitários – lembrando-se que as ligas universitárias americanas são quase tão competitivas quanto as profissionais…

Os universitários, então, passaram por 3 programas de treinamento baseados em meditação e mindfulness. Houve também um grupo de controle que não praticou nada.

A pesquisa concluiu o esperado. Aqueles que aprenderam as técnicas relataram ter menos estresse e maior capacidade para lidar com as adversidades do dia a dia. E o mais incrível: os que eram atletas viram melhora em seus resultados, como uma corredora que reduziu seus tempos. Incrível, não é mesmo?

A receita, segundo os pesquisadores, é simples: todas as técnicas aprendidas ensinavam como respirar melhor, ajudando no aspecto mental e físico. Esse foi o grande segredo que levou os alunos a uma vida mais equilibrada e saudável. Quer algo mais simples do que isso?

É claro, tudo depende de aprendizado e treino. A boa notícia é que você também pode se beneficiar a partir de várias técnicas. Dá até para escolher aquela com a qual você mais se identifica. Veja só…

Técnicas para respirar, ter mais saúde mental e viver melhor

Já mostrei por aqui várias técnicas que ajudam no aprendizado de uma melhor respiração e que podem lhe trazer benefícios. Alguns exemplos são:

Meditação

Técnicas de meditação comuns lhe ensinam a respirar melhor e ainda tem outros benefícios, como proteger seus telômeros e ativar a telomerase (enzimas que fazem seus telômeros crescerem), promovendo rejuvenescimento do seu corpo. Confira aqui uma lista de artigos sobre a meditação.

Qigong

Arte milenar chinesa, ainda não tão conhecida por aqui, que busca auxiliar mente e corpo através de exercícios de movimentação leve, concentração e respiração. As pesquisas demonstram que é capaz de reduzir fadiga, estresse e melhorar quadros depressivos. Veja aqui um post especial sobre a atividade.

Mindfulness

Técnica conhecida como um estado de atenção plena, uma espécie de meditação em que se mantém a mente voltada para o presente. Auxilia na respiração, estresse e tem mostrado outros benefícios, como melhora dos sintomas da menopausa, como já comentei aqui.

Yoga

Já é bem conhecida e praticada no ocidente. Ajuda no seu alongamento, força, elasticidade e respiração. Os estudos têm comprovado cada vez mais outros benefícios, como redução da ansiedade e melhora da saúde mental. Clicando aqui você confere alguns artigos sobre essa prática milenar.

Portanto, não faltam opções! Cada uma dessas práticas pode ajudar na sua respiração e consequentemente lhe trazer mais equilíbrio e saúde mental. Por que não começar agora? Seu corpo e sua mente agradecem. Supersaúde!

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




























               Clique aqui para saber mais detalhes >




 
close-link
close-link