Alimentação

Quer Acabar com a Gordura do seu Corpo? Coma Gordura!

Muitas vezes, aquilo que parece ser o mais lógico a se fazer, na verdade NÃO é o melhor. Veja só o caso da gordura no seu corpo, por exemplo… Se você quer emagrecer, qual é a primeira coisa que pensa? Cortar as gorduras! Porque se você come menos gordura, terá menos acúmulo dela no seu corpo, certo? ERRADO!

O pior é que muitos profissionais de saúde, ainda hoje, indicam esse erro para as pessoas que querem perder peso e ter uma vida mais saudável. A verdade é que comer menos gordura nunca foi uma boa saída. Pelo contrário, elas devem ser a base da sua alimentação. Achou estranho? Pois é, elas não são as vilãs que falam por aí!

Porque cortar as gorduras não é a solução

Nossos antepassados se alimentavam basicamente de gorduras naturais, vindas dos animais que caçavam. Essa gordura se transformava em seu estoque de energia, que durava por longos períodos, e eles não precisavam “comer de 3 em 3 horas” como dizem hoje em dia.

Veja agora a dieta moderna. Nela, você passa a metabolizar em cima de carboidratos, como pães, massas, e mesmo grãos integrais e excesso de frutas (que contém frutose – um açúcar), ou pior ainda, alimentos processados… É aí que está o problema!

Ao comer tudo isso, sua insulina sobe para transformá-los em energia, ou seja, glicose. Porém, esses alimentos promovem esse aumento muito rápido, e seu corpo entende que deve armazenar a energia extra da metabolização. Esse estoque é a gordura que fica acumulada e que tanto te chateia!

Quando você corta esses carboidratos e usa as gorduras, isso não ocorre. As boas gorduras são fontes de energia metabolizadas mais devagar, ou seja, você fica saciado por mais tempo e não precisa ficar fazendo “lanchinhos”. Comendo menos, o resultado é menos acúmulo de gordura. Incrível, não é mesmo?

Coma as gorduras certas

Atenção! Para essas dicas funcionarem, é preciso ter disciplina de 2 formas diferentes.

  • As pesquisas indicam que é importante cortar os carboidratos a praticamente zero, como comentei, e aumentar a ingestão de vegetais, junto com as gorduras e um pouco de proteína.
  • Não é qualquer gordura. As mais saudáveis são as saturadas naturais, como banha de porco, bacon, abacate, azeite de oliva extravirgem, óleo de coco, manteiga, leite e queijo crus, tudo de animais criados livres pastoreando.

Para entender melhor como funciona esse tipo de dieta, também chamada Dieta Cetogênica, e começar agora, acesse este outro post especial sobre o assunto. Você vai ganhar saúde, vitalidade e ainda perder essa gordura que tanto incomoda. Tudo isso, comendo gordura! Aproveite!

Referências bibliográficas:

  • Eurekalert, Study finds routine periodic fasting is good for your health, and your heart, April 3, 2011
  • Journal of Applied Physiology July 28, 2005: 99(6); 2128-2136
  • Cell Metabolism June 6, 2012: 15(6); 848-860
  • Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism 1991:74(4); 757-765
  • New England Journal of Medicine 2013; 368:446-454
  • Free Radical Bio Med 2007;42:665-74
  • American Journal of Clinical Nutrition July 2007: 86(1); 7-13
  • International Journal of Obesity 2011;35:714-27
  • British Journal of Diabetes & Vascular Disease March/April 2013: 13(2); 68-72
  • Cell Metabolism December 2, 2014: 20(6); 991-1005
  • Cell Metabolism June 18, 2015
  • Journals of Gerontology, Series A July 17, 2015

 

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *