Alimentação

Queijo Cottage: Bom ou Ruim?

O queijo cottage, também conhecido como queijo holandês, é muito celebrado como um alimento bom para a saúde. Há registros dele desde o século XIX, e seu nome deriva dos “cottage”, pequenos chalés ou casas de campo onde se produzia manteiga. Com o leite que sobrava dessa produção, os camponeses desenvolviam esse tipo diferente de queijo.

De fato, você vai encontrar itens benéficos no queijo cottage. São eles:

Proteínas – 100g de queijo cottage chegam a ter cerca de 11,5g de proteínas. Um alto índice com potencial para manutenção da sua massa magra e funções do organismo.

Probióticos – Devido aos processos de produção, esse queijo conta com uma parcela significativa de componentes probióticos. Eles são fundamentais para manter sua flora intestinal em dia. Com isso, sua saúde só tem a ganhar, pois garante-se proteção contra uma infinidade de doenças e uma melhor forma física.

Cálcio – Como todos os produtos derivados do leite, contém bastante cálcio, fundamental para a saúde dos seus ossos e prevenção de doenças como a osteoporose.

Queijo cottage e gorduras

Um assunto sempre controverso, seja no caso de queijos ou mesmo de outros alimentos, são as gorduras. Muito se fala nos benefícios do queijo cottage não só por ele ter muita proteína, mas ser consideravelmente baixo em gordura.

Tradicionalmente isso é visto como um benefício, mas é preciso ficar atento… Gorduras naturais boas, como a dos queijos e carnes de animais criados a pasto, são boas para sua saúde.

A imagem dessa gordura saturada como causadora de doença cardíaca e obesidade já caiu por terra. Mas como passamos por uma verdadeira lavagem cerebral sobre esse assunto nas últimas décadas, persistimos nessa mentalidade.

Hoje sabe-se que o grande problema são os carboidratos. Por outro lado, quando você privilegia uma dieta rica em gorduras naturais boas, com proteína moderada e carboidrato virtualmente zero, seu corpo passa por uma verdadeira mudança.

Ele começa a usas gorduras como fonte primária de energia. Você fica bem alimentado e nutrido, tem menos fome e precisa de menos refeições. Os resultados são mais saúde, melhor forma física e o fim dos problemas com a balança que tanto lhe incomodam.

Tudo isso são fundamentos da dieta keto, que sempre comento por aqui. Nesse caso, o queijo cottage pode sim ajudar. Porém, como contém poucas gorduras, o ideal é que seja agregado a outras receitas para uma refeição completa dentro dos parâmetros dessa incrível dieta. Confira aqui algumas delas e Supersaúde!

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *