Alimentação

Que tal um Pouco de Semente de Mostarda?

Bem provavelmente você conhece a mostarda apenas pelo condimento amarelado, comprado no supermercado e usado em lanches mundo afora… E se acompanha as postagens por aqui, já conferiu também os incríveis benefícios da folha da planta da mostarda. Pois é. Então, agora é hora de dar uma olhada mais de perto na semente de mostarda!

Elas são usadas desde a Roma e Grécia antigas na culinária, quando já faziam uma pasta com esses grãos. Também era frequente em pratos em outras partes da Europa e na Ásia.

Além disso, as medicinas tradicionais se utilizam dessas sementes desde a antiguidade. Na medicina Ayurvédica, da Índia, as sementes de mostarda são conhecidas para aliviar os brônquios e diversas dores, além de eliminar parasitas intestinais. E a ciência atual também já a testou para diferentes doenças…

Psoríase e dermatite

Um estudo de 2013 mostrou que as sementes podem ajudar no combate e prevenção de processos inflamatórios causados pela psoríase. Isso porque ela aumenta a atividade de enzimas como a superóxido dismutase, glutationa e catalase.

Já outra pesquisa analisou os mesmos efeitos nos casos de dermatites de contato. Da mesma forma, houve uma melhora dos sintomas, inclusive na ocorrência de inchaço.  

Propriedades da semente de mostarda

Se você está pensando em colocar a semente de mostarda nos seus pratos, saiba que ela é uma boa escolha quando o assunto são as vitaminas e minerais.

A especiaria contém vitaminas como a vitamina A, excelente para sua visão, e a vitamina C, que previne e combate gripes e resfriados. Dentre os minerais, os principais são magnésio, potássio, selênio, manganês, fósforo e cálcio.

Além disso, contém ômega 3, o que é ótimo para saúde – embora sempre seja importante lembrar que as melhores fontes de ômega 3 são as animais, como os peixes selvagens de águas profundas e o krill oil.

Acho que agora você já tem bons motivos para experimentar. Procure por uma loja especializada em especiarias e coloque a mão na massa!

Referências bibliográficas:

  • J Dermatol. 2013 Jul;40(7):543-52.
  • Nan Fang Yi Ke Da Xue Xue Bao. 2012 Apr;32(4):569-72.
  • Food Facts. Mercola.com. Mustard Seeds.
< Artigo AnteriorPróximo Artigo >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *